Portal Comunique-se

Stallion Motorsports escala piloto Celso Neto para IMSA 2026

Stallion Motorsports escala piloto Celso Neto para IMSA 2026
Stallion Motorsports escala piloto Celso Neto para IMSA 2026

Equipe estreia na IMSA Michelin Pilot Challenge; o brasileiro disputa a temporada 2026 na categoria TCR com o novo CUPRA Leon VZ TCR #77

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Celso Neto, de 21 anos, é o piloto escolhido para a estreia da Stallion Motorsports na IMSA Michelin Pilot Challenge 2026. A decisão foi divulgada pela equipe, que revelou que o brasileiro pilotará o novo CUPRA Leon VZ TCR, carro espanhol feito na mesma plataforma do AUDI, veículo com o qual Neto alcançou resultados na última temporada.

Essa será a primeira temporada completa de uma equipe brasileira no campeonato. Neto chega à Stallion em seu segundo ano de IMSA após conquistar o IMSA Diverse Driver Development (3D) Scholarship 2025–26, uma iniciativa que promove "Diversidade, Desenvolvimento e Descoberta" na escada profissional da IMSA.

Em sua temporada de estreia na IMSA em 2025, ele disputou com o Audi RS3 LMS TCR em pistas que ainda não havia corrido. O brasileiro foi um dos pilotos mais jovens do grid e o mais rápido em várias corridas entre os AUDI.

"Estou feliz por conquistar uma vaga em uma categoria tão competitiva como a TCR. Essa é uma oportunidade de estar em uma posição capaz de brigar por títulos, por vitórias. Poucos sabem como o automobilismo é difícil, e estar em uma equipe é ter a chance de ganhar, de brigar por vitórias", afirma o piloto.

Neto conquistou um pódio na estreia em Daytona, liderou a primeira hora da corrida em Sebring e ganhou o prêmio Michelin Moment of the Race. Ele ainda acumulou três pódios e oito classificações, entre os cinco primeiros em dez etapas, com 100% de aproveitamento e nenhum abandono na temporada.

"É raro ver um estreante se adaptar rapidamente em um carro e campeonato novos", observa Pedro Moises, parceiro da Stallion Motorsports. "Celso demonstrou consistência e uma leitura de corrida desde o primeiro dia. Sua capacidade técnica e maturidade é o que buscamos enquanto construímos as bases da nova equipe", completa.

Do Audi ao CUPRA

Para o piloto, ingressar na Stallion significa um passo adiante em uma máquina já familiar, e agora mais avançada. "O novo CUPRA Leon VZ TCR é a evolução da plataforma Audi. É como se fosse um Audi de terceira geração. Já me sinto em casa", revela.

O carro é o mais novo modelo TCR da CUPRA e conta com aerodinâmica avançada, conjunto mecânico e confiabilidade comprovada nos campeonatos europeus e internacionais da categoria.

A equipe, em parceria com a Cupra Racing (divisão dos carros de corrida da montadora espanhola e a NGP Motorsports representante oficial da Cupra para o mercado americano), terá a garantia e suporte técnico direto da matriz.

Outro apoio é a colaboração firmada com a GOU Racing & Logistics, que fará o transporte da Stallion entre as etapas do certame, que percorre um país continental, inclusive com etapa prevista para o Canadá.

"Estou animado com o novo projeto. É mais um passo importante na minha carreira. Estar junto à Stallion e com a CUPRA é motivo de satisfação e responsabilidade", afirma Neto.

Preparação para a nova temporada

Neto conta que a preparação física e técnica para a nova etapa na IMSA tem sido positiva. "É um carro novo para mim, então busco entender as diferenças e tudo que a gente pode aprimorar, as diferenças de guiada e o que pode ser aplicado para cada plataforma. Tenho me dedicado 100% a isso e à parte física", diz.

O brasileiro ressalta que a Stallion Motorsports tem tradição na categoria, mesmo sendo nova: "Os membros da equipe, tanto o Seraphim quanto o Pedro Moisés, têm muita informação e experiência. Eles foram os primeiros do mundo a vencer com o CUPRA no Brasil, em 2024, prova em que eu estava presente. Na ocasião, a Stallion ficou em segundo lugar no Peugeot, junto com Pedro Cardoso".

O jovem piloto revela as metas para o primeiro ano completo na IMSA Michelin Pilot Challenge. "Ano que vem, a meta principal nesta minha segunda temporada é brigar pelo título. Esse ano a gente esteve na frente, mas não fomos protagonistas na reta final. Terminamos em quarto e, ano que vem, quero estar entre os TOP 3 até a última etapa", evidencia.

Stallion Motorsports

Fundada em Orlando (EUA), com base operacional no Texas, a Stallion Motorsports LLC busca representar uma fusão entre a paixão brasileira e a precisão americana.

"As articulações feitas pela equipe e a parceria junto à GOU formam uma aliança, são duas constelações alinhadas em prol de um único objetivo, vencer corridas e dar o máximo de retorno aos nossos parceiros e patrocinadores", declara Flávio Bergmann, Relações Públicas e Diretor de Marketing da Stallion.

A estreia oficial da equipe em 2026 será durante o Rolex 24 no Daytona Weekend, em janeiro, abrindo a temporada de 10 etapas pelos Estados Unidos e Canadá. A Stallion entra no grid contando com a experiência de Celso Neto e dos parceiros envolvidos.

"Estamos satisfeitos em ter Celso liderando o projeto 2026, os seus históricos, assim como a experiência dos nossos parceiros, nos credenciam para uma temporada onde podemos surpreender a todos positivamente", afirma Bergmann.

Em breve a equipe revelará qual o outro piloto que vai dividir o volante do Cupra com Celso Neto, uma vez que o revezamento é obrigatório em provas de Endurance de 2 e 4 horas de duração.

Para mais informações, basta acessar: https://www.cneto.net/

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner