Portal Comunique-se

De ouvidos atentos: o crescimento do podcast no Brasil

nutra brasil - topo mega banner

Depois de falarmos sobre a origem do podcast e a sua importância para o marketing de conteúdo, agora chegou o momento de apresentar dados e características do podcast no país e o perfil dos brasileiros que acompanham essa mídia

O podcast tem se revelado uma mídia com grande potencial de desenvolvimento no país. Veja como o podcast se adapta ao contexto brasileiro:

IINTERATIVA - Podcast - Infografico
(Imagem: IInterativa)

NO FONE

Quem?

  • 84,1% dos ouvintes brasileiros são do sexo masculino.
  • 56,6% têm entre 25 e 39 anos.
  • 22,1% trabalham na área de tecnologia.
  • 55,4% moram na região Sudeste do país.
  • 51,1% ouvem episódios diariamente.
  • 62% ouvem apenas podcasts nacionais.
  • 63,5% já compraram um serviço ou produto anunciado/divulgado nessa mídia.

Por quê?

  • 37,1% começaram a ouvir por recomendações de amigos.
  • 75,3% acompanham por causa da qualidade e diversidade de conteúdo.
  • 74,6% gostam da liberdade para ouvir a qualquer hora e lugar.

Para quê?

  • 87,7% entretenimento
  • 80,7% aprendizado
  • 79,9% informações

Como?

  • 92,1% via smartphones
  • 27% site ou aplicativo

Quando?

  • 79% locomoção
  • 68% realização de tarefas domésticas
  • 46% prática de exercícios físicos

Quanto?

  • 46,7% acompanham 5 ou mais podcasts.
  • 67,7% ouvem em média 2 ou mais horas por dia.
  • 91,7% ouvem o episódio completo.

O quê?

  • 65% – humor
  • 64,5% – séries, cinema e TV
  • 62,7% – cultura pop
  • 52,6% – História
  • 52,3% – Ciências

NO MICROFONE

Características

  • 73,5% dos podcasts são gravados na casa dos produtores, com uso de poucos equipamentos.
  • 81,6% têm a participação de mais de uma pessoa.
  • 32% publicam episódios semanalmente.
  • 72,8% duram mais de 30 minutos.
  • 21,2% têm em média mais de 1.000 downloads por episódio em um mês.

Podcasts mais ouvidos

  • Nerdcast
  • Não Ouvo
  • Mamilos
  • Anticast
  • Gugacast

Para ouvir: digital de tudo

Digital de Tudo é o podcast da Jovem Pan, feito sob medida para os habitantes da sociedade digital. Entre os temas abordados, podemos encontrar tecnologia, sociedade, negócios e cultura. Novos episódios disponíveis toda terça-feira. Escuta lá: http://bit.ly/digitaldetudo.

Conclusão

Os podcasts estão ganhando cada vez mais penetração no Brasil. Assim, seu uso nas estratégias de marketing traz perspectivas de crescimento no futuro.

Compartilhe

Iinterativa

Infobase Interativa, unidade digital da Infobase, uma das 50 maiores integradoras de Tecnologia da Informação do Brasil, segundo o Anuário Informática Hoje. Entrega soluções sofisticadas e criativas.

nutra brasil - topo mega banner