Categories: Opinião

A assessoria de imprensa: sua empresa virando notícia

Welton Ramos (*)
Um assunto que tira o sono de todo empreendedor é: como tornar meu produto ou serviço mais conhecido? É unânime que quem não aparece, não vende. Então, o empreendedor se pega fazendo inúmeras tentativas para fazer o seu negócio aparecer para vender mais.
Opções não faltam. Anúncios em rádio, televisão, jornal, revista, internet, patrocínio a eventos, exposição em feiras, panfletagem. Mas, dentre esse amplo universo da comunicação, há uma oportunidade que oferece uma excelente relação custo x benefício: a exposição na imprensa.
Diferentemente do que muitos pensam, ser citado nos veículos de comunicação não é privilégio apenas das grandes corporações. Cada vez mais as PMEs estão conquistando espaço em publicações muitas vezes até exclusivas para esse segmento de empresa.
Isso representa uma grande oportunidade ao empreendedor porque essa aparição proporciona um alto índice de confiabilidade e credibilidade porque não se trata de uma empresa falando de si mesma, e sim de um jornalista, um profissional/ veículo com obrigação de ser isento.
Muitas vezes essa exposição na mídia editorial apresenta um grande salto de popularidade da empresa, que a torna conhecida e, consequentemente, desejada por seus potenciais clientes, parceiros ou fornecedores.
E o melhor de tudo: a visibilidade é totalmente gratuita, já que os veículos não podem cobrar para citar pessoas ou empresas em suas reportagens. É por isso que essa forma de divulgação é a mais barata dentre todas as ações de comunicação disponíveis para uma empresa.
O único investimento que ele precisa fazer é na contratação de uma agência de assessoria de imprensa. Depois, todo o resultado que vier, de publicações em sites, blogs, rádios, jornais, revistas e até televisão, será tudo absolutamente gratuito! Uma vantagem incomparável em relação a qualquer outra estratégia de comunicação.
Ser fonte de uma matéria jornalística ou de um programa específico é uma oportunidade ímpar para uma empresa que deseja consolidar sua marca no mercado. Cabe ressaltar que, além de muito mais barata, a assessoria de imprensa é a única ferramenta de comunicação e marketing capaz de transmitir reputação e credibilidade a uma marca.
Esse texto é um excerto do e-book: Crise: um guia rápido para retomar o crescimento, onde você encontrar mais informações sobre como driblar a crise com uma estratégia de comunicação eficiente e eficaz!
(*) Jornalista na InformaMídia Comunicação, e colaborador do Blog da PME.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Innospec apresenta 2ª temporada de “Papo de Especialista”

Compreendendo os desafios inerentes à indústria de combustíveis, seja de fontes renováveis ou fósseis, a…

14 minutos ago

Pela 3ª vez, Pamcard é eleito o melhor meio de pagamento de frete no TRC

O Pamcard foi eleito, pela terceira vez, o melhor meio de pagamento de frete no…

45 minutos ago

Internacionalizar negócios amplia competitividade

O Brasil é conhecido por seu espírito empreendedor, e os números falam por si só.…

54 minutos ago

Retail Farma Brasil abre 2024 com evento no Cubo Itaú

A série de workshops Retail Farma Brasil abre a agenda com o tema: “A Farmácia…

1 hora ago

Retail Farma Brasil abre 2024 com evento no Cubo Itaú

O evento acontecerá no dia 13/05, às 18h, no Cubo Itaú

1 hora ago

KFSH&RC Classificado como a Melhor Marca de Cuidados de Saúde da Arábia Saudita e Oriente Médio

RIADE, Arábia Saudita, May 03, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O KFSH&RC lidera o setor de…

1 hora ago