São Paulo – SP 14/9/2020 – Eduficar é gerar aprendizado contínuo e inovador para transformar histórias, a partir do desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais.
Atualmente, um dos maiores problemas do mercado de trabalho no Brasil é a alta taxa de desemprego entre os jovens. Em janeiro de 2020, para uma taxa média de 11,2% de desempregados totais, para os jovens de 18 a 24 anos esta taxa chegava a 27%. Mesmo assim, as empresas ainda têm dificuldades em contratar jovens. Isso acontece pela falta de experiência e, também — e não menos importante — por causa de características comportamentais. De acordo com uma Pesquisa da Catho, 48% dos recrutadores disseram que a inadequação comportamental, seguida de falta de qualificação e experiência profissional, são os principais entraves para a contratação de jovens em empresas.
Umas das estratégias recomendadas pela OCDE – Organização Internacional para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, é desenvolver estratégias para capacitação e desenvolvimento de jovens que ainda não tiveram experiências no mercado de trabalho.No Brasil, há algumas iniciativas nesse sentido, tanto para beneficiar empresas ao otimizar a contratação, quanto para os jovens, preparando-os com cursos rápidos e que abordam conhecimentos técnicos e comportamentais. A utilização de alta tecnologia, como inteligência artificial, machine learning e big data, é característica recorrente para facilitar todo esse processo entre recrutadores de empresas e jovens talentos.
Inclusive, a Fábrica de Startups, uma “aceleradora corporativa, presente em Portugal, no Brasil e na China que desenvolve inovação para grandes empresas a partir das startups”, criou um programa onde escolheu algumas “novas empresas” promissoras e que atuam na área de educação e trabalho de jovens.
Uma dessas iniciativas é a Startup EduJob – união de Educação e Trabalho (em inglês, job). Uma plataforma online que prepara jovens para o trabalho e possibilita uma contratação mais assertiva e adequada para as empresas.
A ideia nasceu em Março de 2019 com o propósito de “formar jovens coerentes e criativos, dotados de conhecimento lógico e crítico e acima de tudo, prontos para colaborar ativamente na solução de problemas de um mundo cada vez mais complexo”. Em menos de 2 anos, já tem uma base de 286 mil jovens e foram responsáveis por mais de 7 mil contratações. Empresas como Itaú, Drogasil, Supermercado Dia, Caixa, C&A, Sodexo, Ambev, Itambé, etc. têm jovens contratados através da plataforma.
“Uma das grandes dores das empresas para a contratação de jovens é ter que formar e ensinar ferramentas básicas, como Word e Excel, utilização de internet, noções de marketing digital, etc. Além de assuntos comportamentais, com as soft skills. Por isso, A Edujob junto com o Edufica são soluções que beneficiam tanto a empresa quanto o próprio jovem. Mesmo que ele não comece a trabalhar, o conhecimento que adquirido com os cursos irá ajudá-lo a enfrentar com mais segurança a sua vida profissional que está só começando. E com certeza a Empresa que o contratar irá trabalhar com um jovem mais preparado. Estamos muito felizes e satisfeitos com os resultados que tivemos até aqui, mesmo sendo uma empresa tão nova. A nossa motivação de fazer mais só cresce.” – relatou o CEO.
Além de agilizar em até 6 vezes o tempo de contratação, o recrutador tem acesso a um jovem mais capacitado. Esse treinamento acontece dentro da plataforma, onde os jovens acessam gratuitamente o Edufica, uma área exclusiva de minicursos com temas atuais e essenciais a qualquer empresa e trabalhador.
Para ser ainda mais intuitivo, a plataforma segue a lógica de gamificação usando mecânica de jogos – games, sem formulários interminavelmente cansativos. Quanto mais o jovem completa o seu perfil com suas informações pessoais, como inserir uma foto adequada, responder ao teste de perfil comportamental e à pré-entrevista e fazer os cursos do Edufica, mais chances ele tem de ser contratado.
Para uma empresa, o grande diferencial é a utilização de tecnologia de ponta da plataforma que otimiza tempo e recurso. Para o recrutador da empresa, são apresentados filtros com características de cada jovem cadastrado na ferramenta, que vão além das informações básicas como idade, cidade, renda da família, escolaridade. O recrutador tem acesso também ao perfil comportamental de todos os jovens cadastrados na plataforma, que facilita a contratação de acordo com a área da vaga de trabalho. É possível escolher candidatos com características entre um perfil mais comunicativo, analítico, planejador ou criativo, por exemplo.
Disponibilizam, ainda, uma área de pré-entrevista, onde o jovem responde a algumas perguntas e podem fazer uma apresentação em vídeo. Assim, o RH pode de selecionar apenas aqueles candidatos que já atendem aos pré-requisitos comportamentais da vaga.
Para o Jovem, independentemente do processo de seleção, é apresentado o Edufica, com minicursos online, em formato de microlearning, gratuitos, com certificado, em uma área exclusiva e aberta a todos os jovens cadastrados na ferramenta.
“Eduficar é uma palavra que criamos dentro da EduJob, que significa gerar aprendizado contínuo e inovador para transformar histórias, a partir do desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais. Trabalhamos para manter vivo o nosso propósito, tanto para a equipe interna quanto para todos que tiverem contato conosco.” Conta André de Moraes, Co-founder e Head de Produto da Edujob.
Depois de quase dois anos operando sem cobrança de mensalidade para as empresas recrutadoras, a plataforma, agora mais madura, se prepara para um passo maior. Lançou nacionalmente em Agosto o seu Plano Basic, mantendo a gratuidade para até 3 vagas de trabalho por empresa. Para os jovens, ela continua totalmente gratuita, com o objetivo de atuar voluntariamente e com uma preocupação social para a Educação e ascensão desses jovens ao mercado de trabalho.
Para conhecer o Plano Basic e começar a utilizar, é só acessar o site edujob.com.br. Os jovens podem se cadastrar, completar o perfil pessoal e já iniciar os cursos quando quiserem.
Website: https://edujob.com.br
A LambdaTest revela sua experiência SmartUI redesenhada, transformando os testes visuais com navegação perfeita, controles…
O mercado de branding crescerá em 2025, impulsionado por inovação, personalização e cocriação. A inteligência…
Especialista da Vanderlande afirma que consumidores buscam cada vez mais agilidade no processo de entrega…
A BeiGene, Ltd. (NASDAQ: BGNE; HKEX: 06160; SSE: 688235), uma empresa global de oncologia, que…
O trabalho do produtor rural reflete na qualidade do produto que chega ao mercado, trazendo…
O estudo aponta que o nível de estoques da indústria retornou ao patamar planejado pelas…