Categories: noticias-corporativas

A contratação de jovens melhor preparados vai ficar mais fácil para as empresas

São Paulo – SP 14/9/2020 – Eduficar é gerar aprendizado contínuo e inovador para transformar histórias, a partir do desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais.

Atualmente, um dos maiores problemas do mercado de trabalho no Brasil é a alta taxa de desemprego entre os jovens. Em janeiro de 2020, para uma taxa média de 11,2% de desempregados totais, para os jovens de 18 a 24 anos esta taxa chegava a 27%. Mesmo assim, as empresas ainda têm dificuldades em contratar jovens. Isso acontece pela falta de experiência e, também — e não menos importante — por causa de características comportamentais. De acordo com uma Pesquisa da Catho, 48% dos recrutadores disseram que a inadequação comportamental, seguida de falta de qualificação e experiência profissional, são os principais entraves para a contratação de jovens em empresas. 

Umas das estratégias recomendadas pela OCDE – Organização Internacional para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, é desenvolver estratégias para capacitação e desenvolvimento de jovens que ainda não tiveram experiências no mercado de trabalho.No Brasil, há algumas iniciativas nesse sentido, tanto para beneficiar empresas ao otimizar a contratação, quanto para os jovens, preparando-os com cursos rápidos e que abordam conhecimentos técnicos e comportamentais. A utilização de alta tecnologia, como inteligência artificial, machine learning e big data, é característica recorrente para facilitar todo esse processo entre recrutadores de empresas e jovens talentos. 

Inclusive, a Fábrica de Startups, uma “aceleradora corporativa, presente em Portugal, no Brasil e na China que desenvolve inovação para grandes empresas a partir das startups”, criou um programa onde escolheu algumas “novas empresas” promissoras e que atuam na área de educação e trabalho de jovens.

Uma dessas iniciativas é a Startup EduJob – união de Educação e Trabalho (em inglês, job). Uma plataforma online que prepara jovens para o trabalho e possibilita uma contratação mais assertiva e adequada para as empresas.

A ideia nasceu em Março de 2019 com o propósito de “formar jovens coerentes e criativos, dotados de conhecimento lógico e crítico e acima de tudo, prontos para colaborar ativamente na solução de problemas de um mundo cada vez mais complexo”. Em menos de 2 anos, já tem uma base de 286 mil jovens e foram responsáveis por mais de 7 mil contratações. Empresas como Itaú, Drogasil, Supermercado Dia, Caixa, C&A, Sodexo, Ambev, Itambé, etc. têm jovens contratados através da plataforma. 

“Uma das grandes dores das empresas para a contratação de jovens é ter que formar e ensinar ferramentas básicas, como Word e Excel, utilização de internet, noções de marketing digital, etc. Além de assuntos comportamentais, com as soft skills. Por isso, A Edujob junto com o Edufica são soluções que beneficiam tanto a empresa quanto o próprio jovem. Mesmo que ele não comece a trabalhar, o conhecimento que adquirido com os cursos irá ajudá-lo a enfrentar com mais segurança a sua vida profissional que está só começando. E com certeza a Empresa que o contratar irá trabalhar com um jovem mais preparado. Estamos muito felizes e satisfeitos com os resultados que tivemos até aqui, mesmo sendo uma empresa tão nova. A nossa motivação de fazer mais só cresce.” – relatou o CEO. 

Além de agilizar em até 6 vezes o tempo de contratação, o recrutador tem acesso a um jovem mais capacitado. Esse treinamento acontece dentro da plataforma, onde os jovens acessam gratuitamente o Edufica, uma área exclusiva de minicursos com temas atuais e essenciais a qualquer empresa e trabalhador.

Para ser ainda mais intuitivo, a plataforma segue a lógica de gamificação usando mecânica de jogos – games, sem formulários interminavelmente cansativos. Quanto mais o jovem completa o seu perfil com suas informações pessoais, como inserir uma foto adequada, responder ao teste de perfil comportamental e à pré-entrevista e fazer os cursos do Edufica, mais chances ele tem de ser contratado.

Para uma empresa, o grande diferencial é a utilização de tecnologia de ponta da plataforma que otimiza tempo e recurso. Para o recrutador da empresa, são apresentados filtros com características de cada jovem cadastrado na ferramenta, que vão além das informações básicas como idade, cidade, renda da família, escolaridade. O recrutador tem acesso também ao perfil comportamental de todos os jovens cadastrados na plataforma, que facilita a contratação de acordo com a área da vaga de trabalho. É possível escolher candidatos com características entre um perfil mais comunicativo, analítico, planejador ou criativo, por exemplo.

Disponibilizam, ainda, uma área de pré-entrevista, onde o jovem responde a algumas perguntas e podem fazer uma apresentação em vídeo. Assim, o RH pode de selecionar apenas aqueles candidatos que já atendem aos pré-requisitos comportamentais da vaga. 

Para o Jovem, independentemente do processo de seleção, é apresentado o Edufica, com minicursos online, em formato de microlearning, gratuitos, com certificado, em uma área exclusiva e aberta a todos os jovens cadastrados na ferramenta.

“Eduficar é uma palavra que criamos dentro da EduJob, que significa gerar aprendizado contínuo e inovador para transformar histórias, a partir do desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais. Trabalhamos para manter vivo o nosso propósito, tanto para a equipe interna quanto para todos que tiverem contato conosco.” Conta André de Moraes, Co-founder e Head de Produto da Edujob. 

Depois de quase dois anos operando sem cobrança de mensalidade para as empresas recrutadoras, a plataforma, agora mais madura, se prepara para um passo maior. Lançou nacionalmente em Agosto o seu Plano Basic, mantendo a gratuidade para até 3 vagas de trabalho por empresa. Para os jovens, ela continua totalmente gratuita, com o objetivo de atuar voluntariamente e com uma preocupação social para a Educação e ascensão desses jovens ao mercado de trabalho. 

Para conhecer o Plano Basic e começar a utilizar, é só acessar o site edujob.com.br. Os jovens podem se cadastrar, completar o perfil pessoal e já iniciar os cursos quando quiserem. 

Website: https://edujob.com.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Empresa explica como acertar na contratação de quem fará a instalação elétrica

Segundo o consultor técnico da COBRECOM, que fabrica fios e cabos elétricos de baixa tensão,…

19 horas ago

Voluntários são convocados para atuar no Rio Grande do Sul

Projeto da SAS Brasil promove assistência de saúde especializada às populações das cidades atingidas pelas…

19 horas ago

STF estabelece um precedente para o fim do sigilo bancário

O STF decidiu que as instituições financeiras no Brasil deverão fornecer dados financeiros de seus…

19 horas ago

Para o STF, o sigilo bancário não é um direito absoluto

Decisão do Supremo Tribunal Federal provoca intensas discussões sobre os limites da privacidade bancária e…

19 horas ago

Médico por um dia: faculdade promove workshop de medicina

O Workshop Medicina é destinado a alunos do ensino médio e de cursinhos preparatórios para…

19 horas ago

Mansão Réplica do Pateo do Collegio realiza 2ª edição do Leilão Residencial

O acervo com mais de 700 peças exclusivas foi reunido ao longo de 60 anos…

19 horas ago