Categories: noticias-corporativas

A educação financeira e a sua importância para a nova geração

Salvador – BA 9/2/2021 – Educação financeira, chave para atração de novos investidores

Educação financeira é a melhor forma para conquistar novos investidores. Estudos apontam a existência de 3,17 milhões de contas cadastradas na Bolsa de Valores em novembro de 2020. O numero de investidores está a crescer no Brasil. Os homens ainda são maioria entre os que estão chegando na Bolsa: eles representam 74% do total. Apesar de serem minoria, as mulheres vêm ganhando terreno no mercado. O número de investidoras saltou de 179.392 em 2018 para 809.533 em 2020, e a participação delas no todo foi de 22% para 25%. Ainda é pouco, mas isso mostra que a inclusão de mulheres na Bolsa de Valores está acompanhando o próprio crescimento do mercado. Os dados mencionados fazem parte de uma nova pesquisa feita pela administradora da Bolsa para entender o perfil, o comportamento e os objetivos de quem investe nas aplicações de renda fixa e variável negociadas pela B3.

Educação Financeira

O investidor Diego Curvello fala sobre a importância da educação financeira para atrair a nova geração. “A educação financeira é a chave. Fazer com o que o indivíduo busque conhecimento para lidar com o capital de forma mais racional e inteligente. A ideia também é que o aprendizado ao longo do tempo seja convertido em ações. Uma boa educação financeira leva à qualificação das tomadas de decisão do dia a dia, a partir dela, a pessoa tem melhores condições de saber o que fazer com seu dinheiro, mesmo em situações adversas.”

“A educação financeira envolve ter total conhecimento sobre as próprias despesas. Para isso, não se deve confiar na memória, e sim registrar tudo, de preferência em planilhas. Esse é o ponto de partida para tomar decisões mais qualificadas, pois é possível somar, diminuir, multiplicar e dividir as variáveis e entender melhor quais hábitos devem ser controlados”, conclui Diego Curvello.

Qual a importância da educação financeira na vida das pessoas?

A alfabetização financeira é fundamental para ajudar os consumidores a economizar o suficiente para gerar uma melhor qualidade de vida. Assim evita altos níveis de dívida que podem resultar em falência, inadimplência e execuções de financiamento habitacional. Qualquer melhoria na educação financeira brasileira terá um profundo impacto nos consumidores. Aprender a decidir de forma eficiente nas finanças não é fácil. Mas uma vez dominado, pode aliviar tremendamente os encargos da vida.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Cresce o interesse pelo consórcio como investimento

Ao longo de mais de seis décadas de criação do consórcio, milhões de brasileiros realizaram…

1 dia ago

Atleta do handebol amplia projeto do terceiro setor

A atleta da seleção brasileira e do Benfica (Portugal), Samara Vieira, colhe frutos na área…

1 dia ago

Especialistas dão dicas de cuidados com a saúde no verão

Orientações são da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e envolvem reforço na hidratação, evitar mudanças repentinas…

1 dia ago

Bitget mescla tokens BGB e BWB, promovendo um ecossistema on-chain unificado

VICTORIA, Seychelles, Dec. 27, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) --  A Bitget, a principal empresa de negociação…

1 dia ago

Clínicas odontológicas usam CRM para otimizar WhatsApp

Especialista da Prospecta Odonto explica que clínicas de odontologia optam por uma ferramenta de CRM…

1 dia ago

Tecnologia muda processos de RH e gestão de benefícios

Para 79% dos tomadores de decisão, a utilização das plataformas de gerenciamento de RH é…

1 dia ago