Categories: noticias-corporativas

A importância da comunicação em saúde em tempos de Covid-19

Rio de Janeiro 19/10/2020 – Precisamos entender e enxergar a comunicação como elemento essencial para a promoção da saúde, que funciona de forma estratégica na disseminação de informações

A comunicação em saúde é a utilização de estratégias para informar e influenciar decisões dos indivíduos, comunidades ou instituições, no sentido de promover a saúde através da adoção de comportamentos informados. O processo de informação e comunicação tem valor crítico e estratégico nos serviços de saúde, pois além de informar de forma clara e concisa a população, é o principal meio utilizado para divulgar a importância da adoção de comportamentos de prevenção e tratamento de doenças, tais como, a Covid-19.

A SARS-CoV- 2 chegou ao mundo de forma devastadora e lançou luz sobre diversos assuntos, dentre eles, a importância da informação de qualidade. Juntamente com a declaração de pandemia, realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), surgiram diversas Fake News sobre a doença, a primeira delas, talvez tenha sido sobre o seu surgimento. “É aí que entra o trabalho do bom jornalista de apurar, verificar e confirmar ou não a informação compartilhada. Mas esse trabalho de nada irá servir se a população também não fizer a parte dela: apontar a fonte de credibilidade de onde a informação foi tirada ou buscar uma que confirme ou não a notícia. E caso não seja possível encontrar essa fonte, não transmita o texto”, salientou Juliana Xavier, jornalista da Fiocruz.

Com o constante desenvolvimento tecnológico, a comunicação ganha ainda mais importância na sociedade. No entanto, no âmbito da saúde pública brasileira, ainda é preciso superar a visão simplista da comunicação como um processo de transmissão de informações de um emissor a um receptor, um modelo que não dá a devida importância ao restante do processo, como a circulação das mensagens e suas apropriações pelos diferentes atores envolvidos. “Precisamos entender e enxergar a comunicação como elemento essencial para a promoção da saúde, que funciona de forma estratégica na disseminação de informações que, sem ela, ou não seriam entendidas de forma clara ou não chegariam para a população em geral”, enfatizou a profissional.

Segundo Juliana Xavier, em tempos de Fake News é compreensível que a população se sinta perdida na escolha dos veículos de comunicação em que deve confiar. “Essa escolha deve levar em conta a credibilidade do veículo e dos profissionais que nele trabalham. O mais importante é que não deixem o vírus da ‘notícia falsa’ invadir seu lar e percam a total crença no trabalho realizado pelas mídias sérias. Quando a população toma conta de si mesma e de suas condições de saúde, valorizando e acreditando no que é dito pelos profissionais de saúde a partir de um jornalista sério, o diálogo se torna mais simplificado. Além disso, os benefícios agregados pelo acesso ao conhecimento jamais serão em vão”, aconselhou.

Nos dias de hoje, a democratização da informação surge como uma das principais metas para a melhoria da qualidade e a universalidade da saúde brasileira, nesse sentido, a comunicação social desempenha uma função preponderante na promoção da saúde, tendo como desafio para as organizações deste setor, o estreitamento de relações com os meios de comunicação. “Nós, jornalistas, temos uma natural aptidão para passar mensagens de forma simples, sem ser simplista, transformar o famoso `tecnês` em algo que seja de compreensão geral. Mais que uma aptidão, essa é a nossa missão enquanto profissionais de comunicação, precisamos que nossa informação chegue de forma clara, concisa e verdadeira para todos os leitores, desde o que tem alto grau de conhecimento até o mais humilde”, ressaltou Juliana Xavier.

Visando dar mais atenção a esse assunto e punir os disseminadores de Fake News, um Projeto de Lei 2630/2020, ou PL das Fake News, foi aprovado pelo Senado em junho e teve seu texto alternativo preliminar apresentado no dia 21/9 ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A proposta visa, dentre outras coisas, estabelecer normas, diretrizes e mecanismos de transparência não só a redes sociais e de apps de mensagens privadas como o WhatsApp, mas também a sites como o Google. Além de punir com prisão quem disparar fake news com implicações criminais ou com conteúdo falso que seja capaz de “colocar em risco a vida, a integridade física e mental, a segurança das pessoas, e a higidez do processo eleitoral”. O texto deve ser apreciado ainda no mês de outubro na Câmara dos Deputados e votado ainda este ano, segundo o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

 

 

Compartilhe
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Pedidos10 celebra 9 anos com foco em interiorização

Com operação baseada em franquias e presença nacional, plataforma aposta em inovação tecnológica e parcerias…

16 horas ago

Uberaba sedia terceira edição do UAI Summit

Hotelaria, transporte e serviços se mobilizam para atender ao público do UAI Summit, que já…

16 horas ago

Victor P. Viana lança novo livro em Búzios nesta quarta

Após estrear na Flip e Flipei, autor apresenta “O Homem que Vomitava Sapos” no Café…

16 horas ago

Brasil precisa reindustrializar, alerta professor da FGV

Paulo Gala, que participa do 9º Fórum de Manufatura, defende política industrial, inovação e formação…

16 horas ago

Primeiro Cessna SkyCourier na Mongólia se junta à frota da Hunnu Air, melhorando as operações na região Ásia-Pacífico

O Cessna SkyCourier está chegandoàMongólia com a operadora charter Hunnu Air fazendo o primeiro pedido…

16 horas ago

Confiança no consórcio atravessa conjunturas econômicas

Ao anotar 48,6 pontos, o Índice de Confiança do Consumidor registrou pessimismo e nível mais…

16 horas ago