Categories: Opinião

A importância da música na comunicação de uma marca

As pesquisas recentes em neurociência e psicologia estão mostrando que a comunicação mais eficiente é aquela que fala aos elementos mais emocionais do interlocutor. Isso porque ela impacta não só o consciente racional, mas também o inconsciente de quem recebe a mensagem, acionando assim os gatilhos que influenciam o comportamento e a tomada de decisão. Neste processo, a música exerce um papel fundamental naquilo que podemos chamar de marketing sensorial.

Nossas memórias são emocionais. Por exemplo, você já percebeu como funciona nossa memória olfativa? Aquele perfume que te remete às memórias daquela pessoa especial, daquela marca, daquela loja? O mesmo impacto podemos identificar em relação aos outros sentidos. Quem nunca se pegou cantarolando a música daquela propaganda, do filme que assistiu há anos atrás, ou mesmo aquela música que te remete a boas lembranças? Já percebeu como sempre vem junto com ela um turbilhão de emoções, mensagens subliminares e identidade?

As empresas podem criar uma relação emocional com seus clientes, desde que acionem os gatilhos emocionais adequados por meio das sensações. O planejamento musical certo certa em um estabelecimento pode fidelizar ou afastar o cliente, conforme o seu impacto no emocional do público. Claro que a correlação entre música e memória é muito pessoal – se uma pessoa perdeu um ente querido em um Carnaval, então um samba enredo alegre pode lhe trazer memórias tristes. Contudo, várias destas correlações são construídas socialmente e podem ser trabalhada em um público maior. É o caso da correlação entre Carnaval e alegria, música do verão e felicidade, canções de formatura e conquistas pessoais.

Também a relação entre estilos musicais e nichos de mercado pode ser explorada. Pesquisas com adolescentes de QI elevado no Brasil mostra que esse público tende a preferir heavy metal e outras variantes de hard rock, por exemplo. Logo, explorar essa correlação faz todo o sentido. Outras correlações específicas podem ser encontradas  para outros estilos: sertanejo universitário, funk, MPB, gospel, cada estilo musical conversa com um conjunto de atitudes de grupos sociais específicos.

Pesquisas recentes mostram que 70% da experiência do cliente no ponto de venda está relacionada ao estímulo audiovisual. Uma marca tem 93% mais chance de ser lembrada de maneira recorrente e suas vendas podem aumentar em até 40% se o planejamento musical adequado foi feito com foco na marca ou estabelecimento.

Foi por acreditar na relevância da música para o marketing que decidimos trocar carreiras profissionais estáveis para construir a Mokation. Fizemos isso por acreditar na importância da música para as pessoas e o conhecimento que acumulamos neste processo só confirmou que estávamos certos em nossa decisão.

***** ***** ***** ***** *****

Virgílio RoccaCEO da Mokation e ex diretor de vendas da HP.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Innovation Squad: programa leva novas soluções para empresas

Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…

16 horas ago

Empreendedoras são maioria em serviços, comércio e indústria

Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…

16 horas ago

ADI 5322 altera regras de trabalho dos caminhoneiros

O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…

16 horas ago

Mudança na Lei dos Caminhoneiros pode impactar regra laboral

ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…

16 horas ago

Despedidas: sepultamento e cremação possuem diferenças

Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…

16 horas ago

INSS: afastamento por saúde mental cresce 38% em um ano

Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…

16 horas ago