Categories: noticias-corporativas

A importância das Clínicas de Recuperação para o tratamento de dependentes químicos de drogas e álcool no Brasil

São Paulo, SP. 8/4/2020 – Clínicas de Recuperação para o tratamento de dependentes químicos

As clínicas de recuperação são importantes locais promotores de saúde mental e comportamental que possuem como objetivo o tratamento para dependentes químicos e alcoolistas. As clínicas de recuperação possuem uma abordagem multidisciplinar e individualizada, desenvolvida para fornecer suporte psicológico, psiquiátrico e social para uma recuperação e reabilitação completa do indivíduo. 

O tratamento contempla a história de vida de cada paciente, suas vivências, traços de personalidade, valores e outros elementos que atuam como causas da doença.

A missão das clínicas de recuperação é fornecer bases sólidas aos pacientes, disponibilizando as ferramentas terapêuticas reconhecidas pela organização mundial da saúde, ensinando os indivíduos como fazer para lidar melhor com questões psicológicas e sociais do nosso cotidiano que trazem angustia, desconforto e sofrimento.

A abordagem profissional em uma clínica de recuperação para o tratamento de dependentes químicos e alcoolistas é realizada por uma equipe multidisciplinar técnica e especializada. A equipe de profissionais é fundamental para que o tratamento para dependentes químicos e alcoolistas tenha um resultado satisfatório. Devem fazer parte dessa equipe psiquiatras, psicólogas, terapeutas, palestrantes, conselheiros, enfermeiras, nutricionista, educador físico, coordenador e monitores.

A metodologia utilizada nas clínicas de recuperação é extremamente importante, pois ela deve, em primeiro lugar, convencer os pacientes de que o uso, abuso e dependência de álcool e drogas não possui uma boa relação custo-benefício para a felicidade, visto que praticamente todas as áreas da vida dos indivíduos são imensamente prejudicadas. Ou seja, além de promover a abstinência dentro de um ambiente protegido e estável, as clínicas de recuperação preparam o indivíduo para que, após o tratamento, ele esteja motivado e disposto a encontrar uma nova maneira de viver, mudando seu estilo de vida e encontrando novos prazeres em todas as áreas de sua vida.

Para que isso ocorra, o cronograma de atividades é composto por palestras sobre causas, efeitos, sintomas e consequências da doença, além de inúmeros tipos de psicoterapias em grupo e acompanhamentos individuas com psicólogos e psiquiatras.

A avaliação psiquiátrica é importante no tratamento para dependentes de drogas e álcool, pois muitos pacientes possuem diagnostico duplo, ou seja, possuem outros transtornos associados a dependência química e o alcoolismo.

Não existe um modelo que sirva para todos os pacientes, pois as pessoas são únicas e possuem diferentes particularidades que devem ser levadas em conta durante o tratamento para dependentes químicos e alcoolistas. Sendo assim, um tratamento não pode ser determinado por um período “x” ou “y”. O que podemos ressaltar é que na grande maioria dos casos um tratamento inferior a três (03) meses não tem alto índice de sucesso.

Entrar em recuperação é apenas o início da jornada para uma vida melhor e mais gratificante, mas devemos ressaltar que a luta não termina ao sair da instituição: o caminho é cheio de desafios, mas possível.

Referência: Patrizia Vizzuso – Psicóloga Especialista em Psicologia Social – CRP: 41889 

Clínicas de Recuperação Viver Bem https://www.clinicasviverbem.com

Fone: 11-5546-0937

WhatsApp: 11 97464-4947

Website: https://www.clinicarecuperar.com/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Profissionais de tech não temem impactos da IA na carreira

Maior parte dos profissionais de tecnologia entrevistados pelo estudo "Panorama de carreiras 2030: o que…

11 horas ago

IEG: insights importantes marcam o High Potential Program

High Potential Program Shared Services 2024, programa de treinamento para formação de líderes de CSC…

11 horas ago

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago