São Paulo, SP 15/3/2021 –
Atualmente, a concorrência e o mercado cobram que os escritórios jurídicos sejam inovadores e, diante dessa realidade, existem muitas ferramentas que automatizam a rotina de gestão de documentos de um escritório. Isso torna desafiante a decisão de qual solução adquirir, ou manter, caso a empresa já utilize alguma.
Por isso, é necessário calcular o retorno do investimento (ROI) para entender os impactos positivos e/ou negativos que essa ferramenta traz para o negócio. Além disso, através da análise de indicadores é possível otimizar os processos com base em decisões estratégicas e, assim, se destacar entre os concorrentes e crescer no mercado.
O ROI, ou Retorno Sobre o Investimento, é uma métrica que permite calcular se determinado investimento está sendo positivo ou negativo para o negócio. Para isso, utiliza como base os valores de lucro e investimento.
Focando em análise estratégica
Para que a aplicação de inovação e tecnologia seja efetiva, é fundamental entender quais estratégias estão trazendo lucro para a empresa. Com isso é possível potencializar o aumento nos retornos e nos lucros, planejar metas com base nos dados e indicadores e garantir um processo de tomada de decisões mais claro e objetivo.
O trabalho manual demanda muito tempo dos profissionais, e apesar de ferramentas como o Word e o Excel serem boas aliadas, tornam essa gestão de controle muito operacional e morosa. É nesse contexto que entram as facilidades de uma solução de gestão de contratos e documentos.
Mas para analisar o retorno do investimento de uma solução, é preciso levar em consideração e analisar alguns pontos, entre eles:
– Redução de serviços burocráticos;
– Redução de tempo em trâmites;
– Redução de tempo em revisões;
– A taxa de renovação de contratos;
– Análises com automação.
Concorrência e inovação
Com a entrada de novos profissionais no mercado, o setor jurídico tem se tornado cada vez mais saturado no Brasil. Portanto, profissionais inovadores são vistos como um diferencial pelos clientes, e mais do que nunca é preciso buscar essa automação.
Segundo uma pesquisa realizada pela AICCM, 81% das empresas planejam implementar uma automação de contratos. Por isso, para ficar na frente da concorrência, é preciso repensar os processos e investir em tecnologia.
Além disso, como muitos escritórios prestam consultoria para vários clientes, quanto menos a empresa conseguir se organizar com os processos, menor é a probabilidade dela crescer a adquirir novos clientes.
Nesse contexto, um software de gestão de contratos automatiza os processos, acelera as negociações e reduz muito o tempo de trabalho manual. Pois permite que a gestão de documentos seja feita de forma 100% on-line, desde a criação até o encerramento.
O que facilita a agenda dos profissionais e melhora a comunicação com o cliente, tornando-a mais transparente e simplificada. Isso é outro quesito que influencia na credibilidade e reputação do escritório.
Softwares especializados evitam ainda o risco de perda de informações, pois possuem acesso criptografado e armazenamento em nuvem, garantindo a segurança dos documentos.
Então, se uma empresa está pensando em implantar automação na gestão de contratos e documentos, ou se já utiliza alguma solução e quer medir os impactos desse investimento, utilizar o cálculo de ROI do software é fundamental.
Assinado por: Aloisio Arbegaus, diretor do InContract.
Website: http://www.incontract,com.br
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…