Categories: noticias-corporativas

A importância de um MBA para a Carreira em Y

São Paulo, SP 16/10/2020 – Para escolher um MBA, é fundamental examinar o mercado, os requisitos solicitados, as tecnologias, as certificações e as oportunidades de carreira

Por muitos anos, o plano de carreira da maioria dos profissionais tinha uma mesma aspiração: chegar em um cargo gerencial. Porém, não eram todos que queriam exercer tal função. Muitos preferiam especializar-se e continuar na área técnica. Mas isto poderia significar a paralisação de suas carreiras. A área de TI encontrou a solução para este problema: a Carreira em Y.

Nesse tipo de progressão, o profissional que chega em um nível mais avançado de sua trajetória pode optar entre ser um especialista na área técnica de um determinado setor ou seguir o plano de carreira habitual e assumir um cargo de gerência. Ambas as decisões representam uma ascensão de cargo e salário. Mas, para ascender nesta espiral, é preciso especializar-se – tanto para seguir a carreira como gestor como para embrenhar-se ainda mais na área técnica.
A competitividade força os profissionais a manterem-se sempre atualizados e procurarem agregar conhecimento e disposição para manter sua empregabilidade. Para isto, cursar um MBA é cada vez mais necessário, principalmente para profissionais da área de T.I, que podem escolher entre seguir a carreira como técnicos ou como gestores.
Para quem pretende liderar equipes e tomar decisões, é preciso selecionar entre os cursos de especialização na área de Gestão. Existem os MBAs tradicionais, que mergulham em técnicas de gestão de negócios e pessoas. Têm outros que, além disso, também abrem caminho para gerenciar a tecnologia dentro das empresas. Segundo a coordenadora do MBA em Gestão de T.I. da FIAP ON, Andréa Paiva, o estudante que quer gerenciar a tecnologia dentro de sua empresa pode vir de qualquer área, tudo depende de seu objetivo: “O MBA em Gestão de TI, por exemplo, é um curso mais generalista que traz um olhar de gestão e uma atualização para o profissional que já é da área de TI. Para quem não é da área de TI, ele traz o conhecimento necessário para que o gestor possa transformar a sua empresa ou o seu negócio, utilizando a tecnologia como ferramenta impulsionadora”.

Já para quem pretende seguir a carreira na área técnica, existem diversas opções dentre os cursos de especialização. Para escolher o melhor, o profissional precisa ter claro seus objetivos e o que almeja em sua carreira. Ele deve verificar os conhecimentos que possui e, principalmente, quais oportunidades existem para ele dentro da empresa que trabalha. É fundamental examinar o mercado, os requisitos solicitados, tecnologias, certificações e oportunidades de carreira. Uma vez analisados todos esses fatores, o profissional deve pesquisar suas reais oportunidades de aplicar o aprendizado em seu emprego atual ou em um novo.

O professor Albert Xavier, coordenador do MBA em Full Stack Development da FIAP, afirma que o profissional que busca se atualizar ou aprimorar suas capacidades técnicas integradas com tecnologias e plataformas modernas e relevantes no mercado atual se beneficiaria muito cursando um MBA mais técnico. “O curso de Full Stack, por exemplo, aborda temas relevantes como UX Design, Desenvolvimento Mobile, Micro Serviços e Cloud. A conexão dos conteúdos é o diferencial para formar um profissional completo” afirma.

Um dos questionamentos de quem pensa em fazer um MBA nestes tempos de isolamento social é se deve cursar presencialmente ou on-line. A coordenadora Andréa Paiva afirma que as maiores diferenças entre estas modalidades são a forma de comunicação e a autonomia que o aluno tem em cada uma delas: “São várias maneiras diferentes de interagir. No on-line, o estudante escolhe o momento e a frequência que ele vai estudar. No presencial, ele tem dia e horário pré-definidos para frequentar as aulas. Mas as duas formas de interação com o curso são válidas. Depende muito do aluno”. Portanto, para escolher entre uma modalidade ou outra, deve-se levar em consideração tempo disponível, capacidade de se auto-organizar e localização geográfica da instituição de ensino escolhida. Mas uma coisa é certa: não importa a modalidade – o que importa é atualizar-se sempre para manter sua empregabilidade em alta.

Website: http://www.fiap.com.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Trans Obra se consolida como locadora de equipamento no Brasil, oferecendo soluções completas para construção civil

Oferecendo mais de 20 anos de experiência no setor de locação de máquinas e equipamentos,…

16 horas ago

Econet Editora promoveu evento gratuito com foco no Simples

Entre os tópicos em debate estavam as mudanças nos tributos das empresas enquadradas neste regime…

2 dias ago

Fenasan 2024 terá visita técnica à planta de biometano em São Paulo

Participantes vão conhecer a planta de biometano na Unidade de Valorização Sustentável obtido a partir…

2 dias ago

Crédito para transição climática é destaque na Semana do Clima de Nova York

Tema também estará no centro das discussões da COP29, no Azerbaijão, de 11 a 22…

2 dias ago

Ouribank oferece crédito para empresas para o final de ano

A inclusão do crédito doméstico na estratégia do banco representa uma ampliação do portfólio, que…

2 dias ago

Manpower abre mais de 100 vagas na área logística

Manpower em parceria com uma das maiores plataformas de e-commerce no segmento de varejo de…

2 dias ago