Campinas, SP 15/9/2020 – Dois anos foram investidos na estruturação de blogs, e-books, apostilas, fluxos de automação, e na compreensão real da importância do marketing e das vendas.
Quase seis décadas se passaram desde que o filósofo Marshall McLuhan cunhou o termo “aldeia global” para se referir às transformações sociais causadas pelo progresso tecnológico e pela adesão a novas tecnologias de comunicação. Em sua reflexão, nas obras “A Galáxia de Gutenberg” (1962) e “Os Meios de Comunicação como Extensão do Homem” (1964), McLuhan já indicava para o futuro, o momento presente: em função dos meios de comunicação, todos vivem numa espécie de aldeia, em que todos estão interligados.
Assim, o que era ficção num passado não tão distante, hoje não é mais: os avanços da realidade aumentada, o desenvolvimento da inteligência artificial, robôs, videoconferências, e muito mais. A tecnologia impactou não só a vida privada, as relações pessoais, mas também – e muito – o mundo do trabalho, o modo como as empresas se relacionam e se comunicam, o setor de vendas e de marketing de um modo geral.
Neste novo contexto, toda empresa deve fazer com excelência a gestão de sua marca e sua imagem institucional, o que inclui hoje ações de marketing digital. O case a seguir ilustra a descoberta do marketing digital e de suas possibilidades, e responder a questão: “Como sair do zero e chegar a 300 mil visitantes por mês?”.
O caso da FM2S – Treinamentos e Consultoria é um exemplo deste caminho de aprendizado. Virgílio dos Santos, CEO da FM2S e conselheiro do Unicamp Ventures, conta que no início da FM2S, tinham em mãos: experiência na área de educação, gestão e melhoria de processos. Para ele, títulos de doutorado e certificações de Lean Seis Sigma garantiriam a criação da escola FM2S. Alguns meses passados foram o suficiente para que ele constatasse seu engano. A fim de enfrentar os desafios que se impunham, recorreu a um amigo com experiência no ramo de educação, então, descobriu o marketing de conteúdo, que havia mudado a realidade da empresa de seu amigo.
O CEO da FM2S contratou um CMO (Chief Marketing Officer), tomou como referência o livro “The Sales Acceleration formula”, de Mark Roberge, e deu início à nova jornada, agora em busca da implementação de práticas do marketing de conteúdo. Dois anos foram investidos na estruturação de blogs, e-books, apostilas, fluxos de automação, e-mails, e na compreensão real da importância do marketing e das vendas para uma empresa.
Em dezembro de 2015, o site da FM2S tinha cerca de 100 visitas mensais. Em julho de 2016, teve início a implantação do marketing de conteúdo. Em dezembro de 2016, seis meses depois de implementar as estratégias de marketing de conteúdo, o site passou a ter 4.000 visitas por mês. Em maio de 2020, a FM2S alcançou 300.000 visitas ao mês. Ou seja, em três anos e meio – de dezembro de 2016 até maio de 2020 – ficou claro que aqueles que quiserem empreender no mercado online com foco no cliente final devem dominar o marketing digital e as técnicas de vendas. Isto é fundamental para o sucesso da empresa e, se for negligenciado, dificilmente a empresa ultrapassará a fase crítica dos dois primeiros anos de vida.
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Website: https://www.fm2s.com.br/
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