Categories: noticias-corporativas

A maternidade contribui para o desempenho profissional da mulher

6/5/2021 –

Para mulheres de todo o mundo, o questionamento entre tornar-se mãe e conciliar a carreira é um grande desafio. No entanto, a maternidade não só transforma a mulher como mãe, mas também a mulher como profissional e, ao contrário do que muitos pensam, a maternidade contribui positivamente para as mulheres que ocupam cargo de chefia dentro de uma empresa.

Segundo a pesquisa dos profissionais da Catho de 2018, com mais de 2,3 mil respondentes, 30% das mulheres disseram que deixaram o mercado de trabalho para cuidar dos filhos. Entre os homens, esse número é quatro vezes menor, atingindo 7%. Outra análise realizada após o resultado dessa pesquisa sinalizou que dentre os principais conflitos enfrentados pelas mães e empresas/gestores, o principal receio é de elas terem que faltar ao trabalho caso os filhos adoeçam (48%). Além disso, existem outras preocupações, como ter que pedir para chegar mais tarde no trabalho para ir a uma reunião escolar (24%) e se atrasar devido à exaustão da rotina (10%). Já 45% demoram três meses para retornar às atividades profissionais. O tempo curto é consequência da preocupação de perder a posição profissional, no caso de cargos de gerência ou, até mesmo, perder o emprego.

De acordo com Lucia Helena Rosolen Alves, sócia-diretora da Awen Consultoria e Treinamento, nos dias atuais é perceptível um crescimento nas contratações de mulheres que conciliam o mercado de trabalho com a maternidade. “As mulheres hoje não desejam apenas ser mães em tempo integral. Elas estão se capacitando e se especializando mais e melhor e já são a maioria em cursos superiores como MBA e línguas, destacando-se no ambiente corporativo”, explica.

Maternidade e mercado de trabalho
Para Lucia Helena, que também é facilitadora em desenvolvimento humano organizacional e coach, a capacidade para resolver problemas depois da maternidade é bem mais aguçada. As profissionais que são mães conseguem com maestria gerenciar conflitos no trabalho. “A maternidade desperta outros olhares para a mulher. Na verdade, outros valores. Dentro do ambiente organizacional, por exemplo, elas se tornam mais seletivas e focadas e isso faz com que aproveitem ainda melhor o tempo e as oportunidades. As mães são líderes fortes que ajudam a solucionar problemas ao seu redor”, destaca.

A especialista explica ainda que a mulher, independentemente de ser mãe ou não, tem habilidades especiais. O relacionamento interpessoal positivo é uma delas. “Empatia, acolhimento, escuta ativa, comprometimento, flexibilidade são habilidades que desenvolvemos com mais facilidade. A maternidade pode aguçá-las, sem dúvida, e com isso favorecer o desenvolvimento da liderança na mulher”.

A Lolly Baby, empresa 100% brasileira, especializada em puericultura leve, acredita que um olhar materno na produção e no desenvolvimento dos produtos agrega valor e faz a diferença, que é percebida no desempenho das muitas mulheres em sua operação e com cargos de liderança.
“A maternidade mudou a visão do meu trabalho. Passei de designer para consumidora e quando você passa a usar os produtos faz toda a diferença. O olhar é mais crítico,” relata a gerente de marketing da Lolly Baby, Carla Tanaka.

Para Gabriela Barbosa, supervisora de qualidade da Lolly, a maternidade tem uma influência muito grande no ambiente corporativo. A maternidade transforma também o seu lado humano. Hoje, eu como mãe, atuando também no atendimento ao cliente, entendo muito mais um questionamento do consumidor”, explica.

A mesma opinião é compartilhada por Marta Cristina dos Santos, líder de produção da Lolly que, depois da maternidade, se vê como uma profissional bem melhor. “Eu amadureci muito mais depois da maternidade. A responsabilidade aumenta e o sentimento maternal surge até no ambiente de trabalho. Cuidamos mais um do outro”, completa.
A Lolly trabalha para promover um ambiente justo, diverso e entende que a presença de mulheres e mães só agrega valor para seu negócio, reforça Nélio Loatti, CEO da empresa.

Localizada no interior de São Paulo, na cidade de Capivari, a Lolly Baby é uma empresa brasileira que atua no mercado de puericultura leve. Seu portfólio conta com mais de 500 produtos infantis, distribuídos em todo o território nacional.

A Lolly Baby se faz presente também em países da América do Sul, Europa e África. A qualidade e a segurança de seus produtos são atestadas por seu laboratório próprio e pelas certificações do Inmetro, Anvisa e ISO 9001.

Informações e contato:
Márcia Felício I 19 99294.7563 I marcia@thema.net.br/
Cassiene Alves I 19 99100.4602 I cassiene.alves@thema.net.br

Website: http://www.lolly.om.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Faculdade de medicina promove 2ª Conferência do SUS

A Faculdade de Medicina FACERES promove a 2ª Conferência do SUS, com o objetivo de…

15 horas ago

EcoRodovias busca ampliar pessoas negras na liderança

EcoRodovias atua para chegar em 2030 com ao menos 35% de seus cargos de liderança…

15 horas ago

Coenzima Q10 pode melhorar a energia e vitalidade

A coenzima Q10 é uma molécula essencial para produção de energia e, de acordo com…

15 horas ago

Ganhadores do Miss e Mister Tattoo Week SP 2024 são coroados

Bianca Rodrigues, tatuadora de Curitiba, e Lucas Tortorello, empresário de São Caetano do Sul, são…

15 horas ago

Agências de publicidade analisam opções tributárias para impulsionar crescimento

Empresas do setor estão avaliando as vantagens dos regimes tributários Simples Nacional, Lucro Real e…

15 horas ago

Investir em IA pode melhorar eficiência do setor de energia

Especialista explica como a automação de processos e o suporte a redes inteligentes pode ajudar…

15 horas ago