A capa publicada pela Gazeta do Povo em 12 de maio – data em que o Senado aprovou o afastamento da então presidente Dilma Rousseff (PT) – ganhou o prêmio ÑH, da Society For News Design (SND). A honraria é entregue aos melhores trabalhos gráficos em jornais, revistas e websites na Espanha, Portugal e América Latina.
Na categoria melhor capa de diários e semanários foram premiados, ao todo, 12 trabalhos, sendo dois da Gazeta do Povo. A capa do periódico da edição do fim de semana dos dias 16 e 17 de abril – quando a Câmara votou o impeachment de Dilma – também esteve entre as melhores na avaliação dos jurados, e conseguiu uma “prata” ao lado de outros quatro jornais.
Além disso, o jornal paranaense levou bronze na categoria de design de páginas internas e ficou entre os finalistas da categoria de melhor diário local – prêmio que foi conquistado pelo espanhol Las Provincias.
Editor-executivo de Imagem da Gazeta do Povo, Marcos Tavares afirma que a escolha das capas inscritas partiu de decisão conjunta da equipe que aliou a importância da notícia com a qualidade gráfica. “Um prêmio da SND é um Oscar do design editorial. Creio que cada veículo tem suas particularidades e por isso deve buscar o seu modelo de excelência. Foi isso que fizemos. Criamos, mudamos, refizemos e adaptamos. Apostamos em um novo formato e desenvolvemos um projeto gráfico com a nossa alma”, conta o profissional.
Tavares é o responsável pela construção das duas capas premiadas ao lado do designer Osvalter Urbinati Filho, o autor do trabalho que ficou em 3º lugar na categoria páginas internas. A premiação está prevista para o dia 23 de novembro, em Madri.
De acordo com a Gazeta do Povo, esta é a primeira vez que o ÑH abre concorrência específica para o eixo Portugal e Espanha e países latino-americanos. A ideia do prêmio, promovido pela filial espanhola do Society for News Design (SND-E), é reconhecer o valor do design jornalístico, trabalho essencial para agregar peso às informações veiculadas pelos meios de comunicação.
No total, foram inscritos no prêmio 2.620 trabalhos de 120 meios de 15 países. Entre todos, 418 correspondiam a publicações digitais, 368 a revistas e 1.834 a jornais diários e semanários locais, regionais, nacionais e populares.
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