A população vacinada, o Estadão e a imperícia jornalística

Diferentemente do que diz o Estadão, estamos com quase 40% da população com a primeira dose, e não 31%. Então, por que a imprensa brasileira, com muita frequência, calcula o percentual de vacinados contra a Covid-19 pela “população total” se apenas os maiores de 18 anos, até agora, estão realmente aptos e são o público-alvo da imunização?

Leia mais:

Imagina se o mesmo modelo de comparação jornalística fosse feito com a Sabin, onde só crianças até 5 anos são vacinadas? Seríamos uma tragédia contra a poliomielite justamente onde somos exemplo para o mundo desde a década de 80!!! Mas lá, ufa, fala-se de população vacinada de crianças até 5 anos de idade.

Vacinação é público-alvo, não população total! A imprensa internacional – e mesmo a doméstica – quando se refere a outros países, usa-se a “população adulta” para medir o percentual vacinado de cada país.

“O que diminui o percentual proporcional vacinado, é imperícia jornalística, porque crianças não serão vacinadas nem têm ainda recomendação para isso”

Adalberto Piotto

Quando jornais, como o Estadão, tomam sempre a população total do Brasil como referência, o que diminui o percentual proporcional vacinado, é imperícia jornalística, porque crianças não serão vacinadas nem têm ainda recomendação para isso, mesmo que já se fale em vacinas seguras para jovens acima de 12 anos. Mesmo assim, teríamos ainda os abaixo de 12, o que mancha a insistência do jornal na comparação percentual com a “população total”.

Ou é má fé, visto que passa a mensagem errada de que estamos mais longe da meta de vacinar todos os adultos, o verdadeiro público-alvo, do que realmente estamos.

Em tempo: segundo o IBGE, somos um pouco mais de 213 milhões de brasileiros com uma população acima dos 18 anos em torno de 172 milhões. Quase 66 milhões de vacinados ultrapassa os 38%. É muita diferença na matemática e um assombro na interpretação do texto.

____________________

Conteúdo publicado originalmente no perfil do autor no Facebook.

Compartilhe
Adalberto Piotto

Jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba com especialização em economia pela Fipe-USP. Apresentador do ‘Pensando o Brasil’, programa fruto da parceria com o CIEE. É diretor e produtor do filme-documentário “Orgulho de Ser Brasileiro” (2013), de sua autoria, que disseca o estilo de ser do brasileiro com todas as suas nuances e oscilações de sentimento enquanto cidadão. De 1999 a 2011, foi âncora da CBN em São Paulo, onde começou como repórter. Em 2014, de julho até o início de dezembro, foi âncora do ‘Jornal da Manhã’, noticiário transmitido pela Jovem Pan. É palestrante nas áreas de economia, realidade social brasileira e jornalismo.

Recent Posts

Takeda recebe aprovação 510(k) da FDA para dispositivos HyHubTM e HyHubTM Duo, a fim de simplificar a administração de HYQVIA®

HyHub e HyHub Duo reduzem o número de etapas necessárias para preparar o HYQVIA1Os primeiros…

9 horas ago

Erbe apresenta FiAPC® plus: Avanço no controle na coagulação com plasma de argônio flexível

A Erbe Elektromedizin GmbH apresenta sua mais recente inovação em eletrocirurgia: as sondas FiAPC® plus.…

9 horas ago

ETH e Valor de Mercado Atual da BTCS Inc. Atinge US $242 milhões

Empresa concorda em emitir aproximadamente US $10 milhões em Notas Conversíveis a US $13 por…

9 horas ago

A hélice C780 de alto desempenho da McCauley Propeller Systems agora é padrão de fábrica para os novos clientes do Beechcraft King Air 360

McCauley Propeller Systems, uma divisão da Textron Aviation Inc., uma empresa da Textron Inc. (NYSE:…

1 dia ago

Novo marco regulatório moderniza ensino técnico a distância

Direção do CPET/ABMET participa da proposta de novo Marco Regulatório para a Educação Profissional a…

1 dia ago

Manpower contrata auxiliar de almoxarifado em MG

Manpower em parceria com empresa do segmento de comércio de produtos e cuidados para pets,…

1 dia ago