Tudo o que não passa despercebido de meus incorrigíveis olhos e ouvidos de revisor de texto me inspira a escrever, o que faço com muito prazer quando meu trabalho e minha família deixam, como o termo “blog” me inspirou a fazer após a publicação de meu texto anterior. Das duas, uma: ou o computador do portal substituiu acidentalmente a forma como escrevi a abreviação inglesa, esquecendo-se de alterar o mesmo caso no rodapé do texto, ou o aportuguesamento do anglicismo é proibido.
Antes que algum cliente me pergunte, já vou dizendo: em minha cozinha só sirvo “blog” à portuguesa: “blogue”, com “e”, como BASQUETE, BIPE, BLECAUTE, BLEFE, BUFÊ, BULDOGUE, BUQUÊ, CHEFE, CHIQUE, CHOQUE, CLIPE, CLUBE, CONHAQUE, COPIDESQUE, CRÍQUETE, DEQUE, DRINQUE, DROPE, ESTANDE, ESTEPE, ESTILINGUE, ESTOQUE, ESTRESSE, FILME, FRONTE, GANGUE, GOLFE, IATE, IENE, JIPE, LEIAUTE, LOCAUTE, LORDE, NOCAUTE, PICAPE, PIQUE, PIQUENIQUE, RECORDE, RINGUE, RINQUE, SUINGUE, SURFE, TANQUE, TIME, TÍQUETE, TURFE, VERMUTE e outros exemplos, de origem inglesa ou não, que fico devendo em meu cardápio, afinal, se, escrevendo na língua dos brasileiros, ninguém deixa, por exemplo, “blogueiro” e “bloguista” com cara estrangeira, por que manter “blog” do jeito como veio ao mundo?
A quem me disser que o substantivo “blog” fica estranho com nossa roupa (“blogue”) responderei que não menos estranha fica a flexão verbal “blogue”. Se, por um lado, só mantenho palavras estrangeiras da forma como são escritas na terra onde nasceram quando não as encontro aportuguesadas em nossos dicionários, por outro, só as importo quando em meu idioma me faltam palavras para tentar ser entendido.
Edson de Oliveira. Revisor de textos há mais de 20 anos, corrigindo principalmente legendas de vídeo, transcrição de áudio e textos jornalísticos, é editor dos blogues EFMérides e Blogue da Revisão.
Maior parte dos profissionais de tecnologia entrevistados pelo estudo "Panorama de carreiras 2030: o que…
High Potential Program Shared Services 2024, programa de treinamento para formação de líderes de CSC…
A Fujirebio Holdings, Inc. (presidente e CEO: Goki Ishikawa; sede: Minato-ku, Tóquio), uma subsidiária integral…
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional