Categories: noticias-corporativas

A redescoberta do ambiente urbano no pós-pandemia

Palhoça / SC 26/10/2020 – A Cidade Criativa Pedra Branca, bairro-cidade localizado na Grande Florianópolis é considerada referência internacional em planejamento urbano sustentável.

É evidente que as cidades estão passando por profundas transformações no que se refere à infraestrutura do cenário urbano no contexto pós-pandemia, passando por alterações no modo de vida e na dinâmica dos espaços públicos. A questão climática também foi evidenciada, acelerando a necessidade de construir cidades inteligentes, inclusivas e saudáveis.

Segundo diversos urbanistas e especialistas em economia e cidades criativas as principais mudanças no futuro das cidades no pós-pandemia estarão ligadas a: impactos no ambiente urbano — devido ao cenário atual, é urgente a necessidade de repensar o futuro das cidades, cada vez mais, será necessário adotar um planejamento urbano sustentável adaptado às novas demandas.

Os desenhos de grandes centros urbanos já estão sendo repensados. Nesse sentido, bairros-cidades autossuficientes que oferecem uma infraestrutura compacta e integrada, possibilitando menos deslocamentos para chegar ao trabalho ou ir à escola e opções variadas de lazer são algumas das principais tendências das cidades no contexto pós-pandemia.

A Cidade dos 15 Minutos é o conceito que vai traçar o futuro de cidades sustentáveis, em que é possível fazer atividades essenciais do cotidiano, como trabalhar, estudar, ter acesso a cultura e lazer, tudo isso em uma distância confortável para ser feita caminhando ou de bicicleta.

A Cidade Criativa Pedra Branca adota um planejamento urbano sustentável desde a sua concepção há 20 anos. O empreendimento foi pensado para que as pessoas sejam protagonistas do ambiente urbano, estimulando a qualidade de vida de moradores, frequentadores e visitantes.

Espaços públicos atraentes e seguros: a importância dos espaços públicos foi evidenciada por conta da pandemia. A exigência do isolamento social provocou o esvaziamento dos espaços públicos. Com isso, espaços públicos atraentes e seguros passaram a ser ainda mais valorizados. A redescoberta do ambiente urbano no pós-pandemia com a reocupação de ruas e espaços públicos, deve passar por adaptações como ampliar o espaço público, apostar em infraestruturas verdes, projetar as cidades ao mesmo tempo se constrói um espaço urbano mais sustentável.

Ambientes coletivos de convivência: a pandemia revelou a urgente necessidade de repensar os hábitos para que seja viável manter qualidade de vida, reduzir consumo e minimizar os impactos ambientais. Por conta disso, a economia compartilhada tende a ganhar ainda mais força.

Ambientes coletivos de convivência que estimulam a vida em comunidade estarão cada vez mais em alta. Para isso, será necessário promover o aproveitamento funcional e inteligente dos espaços coletivos de lazer e entretenimento, estimulando um estilo de vida colaborativo que proporciona maior praticidade e qualidade de vida às pessoas.

Incentivo a vida ao ar livre: como reflexo da pandemia constata-se o incentivo a vida ao livre, estimulando a convivência entre as pessoas e um estilo de vida mais saudável e colaborativo. A Cidade Criativa Pedra Branca possui a primeira rua compartilhada do Brasil que promove o uso misto do espaço urbano, integrando em um mesmo endereço residências e uma variedade de opções de serviços e lazer com espaços compartilhados para moradores e visitantes.

Dessa forma, possibilita deslocamentos rápidos e por meio de modais ativos, fator que contribui para fomentar a criação de comunidades mais ativas, contribuindo ainda para o desenvolvimento econômico e social da região onde o empreendimento está instalado.

A Cidade Criativa Pedra Branca, bairro-cidade localizado na Grande Florianópolis é considerada referência internacional em planejamento urbano sustentável.

http://www.cidadepedrabranca.com.br

Website: http://www.cidadepedrabranca.com.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Cresce o interesse pelo consórcio como investimento

Ao longo de mais de seis décadas de criação do consórcio, milhões de brasileiros realizaram…

2 dias ago

Atleta do handebol amplia projeto do terceiro setor

A atleta da seleção brasileira e do Benfica (Portugal), Samara Vieira, colhe frutos na área…

2 dias ago

Especialistas dão dicas de cuidados com a saúde no verão

Orientações são da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e envolvem reforço na hidratação, evitar mudanças repentinas…

2 dias ago

Bitget mescla tokens BGB e BWB, promovendo um ecossistema on-chain unificado

VICTORIA, Seychelles, Dec. 27, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) --  A Bitget, a principal empresa de negociação…

2 dias ago

Clínicas odontológicas usam CRM para otimizar WhatsApp

Especialista da Prospecta Odonto explica que clínicas de odontologia optam por uma ferramenta de CRM…

2 dias ago

Tecnologia muda processos de RH e gestão de benefícios

Para 79% dos tomadores de decisão, a utilização das plataformas de gerenciamento de RH é…

2 dias ago