Categories: noticias-corporativas

A reinvenção da indústria da moda frente à pandemia da Covid-19

São Paulo – SP 10/8/2020 – O cuidado crescente com o meio ambiente e a valorização do trabalho de todos os envolvidos nos processos são o que faz a indústria ser o que ela é hoje.

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus mudou muitos hábitos e costumes dos brasileiros; um deles foi a forma de ir às compras. O modo de consumir não será mais o mesmo depois da pandemia.

O atual cenário ainda é de alerta, mas, aos poucos, alguns comércios estão sendo reabertos, e diversos setores passaram a atuar em horários reduzidos, como previsto em lei. Contudo, a principal forma de consumo, no atual momento, está sendo por meio de e-commerces na internet.

Diversos setores precisaram se adaptar e se reinventar para continuar gerando renda, e um deles foi a indústria da moda. A confecção de peças deu lugar à produção de aventais e máscaras de proteção, a fim de suprir uma demanda que surgiu de forma repentina com o advento da Covid-19. Além disso, a alternativa mais viável para as diversas lojas de varejo foi a migração para lojas virtuais, os e-commerces.

O e-commerce já estava em um momento de crescimento e se mostrou uma tendência que veio para ficar. Com a pandemia, essa plataforma online passou a ser essencial para garantir a segurança de trabalhadores e clientes. O modelo de negócio virtual precisou ser aperfeiçoado para atender às necessidades dos consumidores, a fim de tornar as compras online uma experiência prazerosa e de fácil acesso. Dessa forma, foi preciso se reinventar para se manter economicamente ativo.

Os impactos causados no mundo da moda pelo novo coronavírus

De acordo com a Câmara de Comércio Internacional, a moda faz parte dos setores que mais estavam com possibilidade de queda em vendas durante a pandemia. Os impactos negativos ao setor não ficaram restritos somente à área financeira, mas também atingiram a parte estrutural, ou seja, indivíduos que integram a mão de obra.

Devido às regras de isolamento social, a produção de novas coleções e de peças tornou-se impossível, por ser inviável a aglomeração de funcionários em uma linha de produção.

Ações da indústria da moda no combate ao novo coronavírus

Mesmo diante de toda essa situação, a indústria da moda se manifestou por meio de ações em prol do combate à Covid-19. Muitas marcas decidiram, então, criar projetos próprios de contenção.

Diversas indústrias do setor têxtil abraçaram iniciativas, como a fabricação de tecidos; outras resolveram mudar sua linha de produção, produzindo, assim, itens essenciais para evitar o contágio do vírus, como máscaras, aventais e luvas. Todas essas empresas do setor da moda contaram com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Todo esse espírito de solidariedade já vem sendo cultivado há alguns anos na indústria da moda. O cuidado crescente com o meio ambiente e a valorização do trabalho de todos os envolvidos nos processos são o que faz a indústria ser o que ela é hoje.

As marcas que, neste momento, se dispuseram a substituir suas linhas de produção, a doar matéria-prima e até mesmo sua mão de obra serão futuramente lembradas pelos consumidores.

Moda com propósito e solidariedade

A indústria da moda vem passando por uma transformação positiva ao longo dos anos. A preocupação em zelar mais pelo meio ambiente e valorizar os processos e as pessoas que fazem parte tem sido uma prioridade.
A marca Fernanda Yamamoto desenvolve ações com o intuito de valorizar a mão de obra de cada pessoa envolvida no processo produtivo, tendo o prazer de produzir peças autorais e exclusivas para mulheres fortes e independentes.

Website: http://www.fernandayamamoto.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

18 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

18 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

18 horas ago

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

18 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

18 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

18 horas ago