Opinião

A temática da próxima eleição – por Alessandra Fedeski

Ainda que estejamos falando de uma eleição distante para grande parte da população, já é possível visualizar a principal temática que será tratada pelas campanhas. Campanhas essas que incluem, óbvia e principalmente, a corrida para a presidência da república, mas, também, dos governos estaduais e suas respectivas assembleias legislativas.

Leia mais:

A temática da próxima campanha eleitoral será, em grande parte, coberta pela pauta da retomada econômica. Pauta secundária em outras eleições, nas quais temas como saúde, segurança e educação costumavam predominar, a economia passa à frente como item de primeira necessidade, tendo em vista a pandemia da COVID-19 e seus reflexos na situação econômica de boa parte das pessoas.

Mesmo sendo de longa data que as dificuldades econômicas são comuns ao nosso país, e consequentemente, a parte significativa dos brasileiros, elas não têm sido temas de uma abordagem mais profunda e sistemática pela classe política.

O crescimento econômico do Brasil vem esbarrando ao longo dos anos em uma espécie de estagnação social impregnada, uma ausência de dinamismo, onde nossa população, pelas mais variadas razões, não busca se desenvolver economicamente.

Acredito que as pessoas irão esperar dos representantes um olhar profundo sobre o futuro econômico, especialmente no curto prazo

Alessandra Fedeski

Assim, até a chegada do coronavírus, a pauta econômica foi abordada em escala menor pelas campanhas de uma forma geral, pois não encontrava grande respaldo no eleitor médio, como era de se esperar. Agora, porém, o cenário mudou e famílias, abaladas pela perda de seus integrantes, com medo de se contaminar, com mudanças nas relações de trabalho, precisam, ainda, batalhar pela sobrevivência financeira.

Diante dessas circunstâncias e para além da pauta de compra de votos, acredito que as pessoas irão esperar dos representantes um olhar profundo sobre o futuro econômico, especialmente no curto prazo.

As propostas e os debates dos atores políticos que não se aproximarem minimamente desta temática correrão forte risco de perder força, ainda que sejam necessárias e tenham coerência.

*Alessandra Fedeski é jornalista com especialização em marketing político.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago