Carreira

Abraji tem vaga temporária para jornalista de dados

O projeto CruzaGrafos, desenvolvido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) em parceria com o Brasil.IO, vai contratar um(a) jornalista de dados para atuar na equipe. A jornada de trabalho é de 20 horas semanais. As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira, 4.

Leia mais:

Realizado com apoio da Google News Initiative, o CruzaGrafos é uma ferramenta gráfica de software livre para verificações cruzadas e investigações avançadas de dados. Ao possibilitar a visualização de relações em grafos, a ferramenta permite interligar diversas informações em uma espécie de teia. O jornalista pode, por exemplo, estabelecer conexões entre empresas e políticos. Saiba como o projeto se diferencia de outras técnicas de investigação aqui.

A pessoa selecionada será treinada pela equipe da Abraji e do Brasil.IO. Álvaro Justen (conhecido como Turicas), programador e ativista de transparência que desenvolve o CruzaGrafos com a Abraji, indica este curso sobre jornalismo de dados e SQL para quem se interessar pela vaga. Uma das atividades será colaborar na redação da Investigadora, newsletter de jornalismo investigativo baseado em evidências.

Responsabilidades:

  • Criar relatórios sobre investigações jornalísticas atuais no noticiário baseadas em dados e evidências;
  • Redigir textos descritivos e tutoriais sobre investigações jornalísticas baseadas em dados e evidências;
  • Realizar análises exploratória de dados em diversas bases de dados de interesse público;
  • Colaborar em cursos e na criação coletiva de projetos de análises, programação e visualização de dados;
  • Realizar checagens de cruzamentos de bases de dados.

Condições:

  • A contratação terá duração de 4 meses, com possibilidade de uma renovação. Trata-se de um emprego temporário para que vários profissionais possam ter acesso à vaga ao longo dos anos;
  • Todos os currículos enviados nesta seleção serão também avaliados nas futuras seleções de 2022;
  • Somos uma organização que valoriza a diversidade e encorajamos pessoas LGBTQIA+, mulheres e pessoas pretas, pardas e indígenas a concorrer neste processo seletivo;
  • Remuneração a combinar.

Requisitos:

  • Ter vontade de aprender;
  • Experiência com jornalismo de dados;
  • Domínio de planilhas eletrônicas.

Diferenciais:

  • Gestão e redação de newsletters;
  • Conhecimento de linguagens de programação preferível (uma ou mais: SQL, R ou Python);
  • Participação em hackathons e/ou eventos relacionados a técnicas de análises de dados, como seminários e workshops;
  • Familiaridade com a Lei de Acesso à Informação (LAI);
  • Conhecimento sobre a organização do poder público e mecanismos de controle nos diferentes poderes e níveis federativos.

Local de trabalho:

A Abraji está localizada na cidade de São Paulo (SP), mas, por imposição da pandemia de covid-19, o trabalho pode ser realizado remotamente.

Serviço

Vaga: jornalista de dados, meio período (20h semanais)
Inscrições: 26 de janeiro a 4 de fevereiro, por meio deste formulário.
Dúvidas? Escreva para cruzagrafos@abraji.org.br

*Texto originalmente publicado no site da Abraji.

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

Estados Unidos, China e Reino Unido lideram o ranking mundial de adoção de IA segundo a Global AI Vibrancy Tool do HAI

A Índia e os Emirados Árabes Unidos complementam as cinco primeiras posições no ranking mundial…

9 horas ago

De chips de cérebro-computador a mudanças climáticas: o Dubai Future Forum 2024 prevê o futuro da humanidade

O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…

9 horas ago

Laboratório de Biociências da Rigaku é inaugurado nos EUA

– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…

9 horas ago

PUMA lança Green Flags: um novo podcast que envolve a geração Z na sustentabilidade

A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…

9 horas ago