“Às vezes não estamos muito animados para algumas disciplinas, que podem não fazer sentido naquela fase da vida, mas em algum momento vão fazer. Então, aproveitem cada minuto, estudem, absorvam o conhecimento”
Tudo começou em Boqueirão do Leão, 182km de Porto Alegre. Foi enquanto ainda morava no município do interior do Estado do Rio Grande do Sul que Marieli Oliari decidiu cursar Publicidade e Propaganda (PP).
A comunicadora iniciou seus estudos no Centro Universitário Univates, em Lajeado, com o sonho de ser publicitária. Porém, aos poucos, a área de Relações Públicas (RP) ganhou espaço na vida de Marieli. Nos primeiros meses de faculdade, a universitária começou a entender um pouco mais da atuação de um relações-públicas no mercado de trabalho – devido às disciplinas em comum com os três cursos de Comunicação. A experiência, assim, estimulou a estudante a solicitar transferência e seguir carreira no ambiente que tanto chamou sua atenção. “Demorou apenas aquele semestre para eu entender que essa seria minha profissão, era a minha cara”, conta.
Em 2009, na metade do curso, Marieli se mudou para a capital gaúcha e sua biografia ganhou também o nome da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Logo que chegou no prédio 7, a acadêmica admite que estava tímida, contrastando com tamanha interação e diversão do colorido saguão da Faculdade. Entretanto, passadas algumas semanas, ela confessa: “Entendi que na Famecos a comunicação é sinônimo de descontração, criatividade e trabalho levado a sério”.
Hoje, com três anos de formação, ela aconselha, com apenas uma palavra, os futuros comunicadores: estudem. “Às vezes não estamos muito animados para algumas disciplinas, que podem não fazer sentido naquela fase da vida, mas em algum momento vão fazer. Então, aproveitem cada minuto, estudem, absorvam o conhecimento”, justifica.
Foi no memorável prédio 7 que a comunicadora conseguiu experimentar um pouco de cada setor de Relações Públicas e se encontrou na área de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Dos quatro anos em que frequentou a faculdade, Marieli ressalta a importância dos aprendizados e destaca a troca de conhecimento com os professores. Da instituição, sente saudade das conversas entre uma aula e outra, além do famoso capuccino do bar da Famecos.
Quanto à contribuição do ambiente para o desenvolvimento de sua carreira, Marieli diz que, se pudesse, voltaria no tempo e tentaria absorver ainda mais o que aprendeu. “A Famecos representa uma conquista profissional”, garante. Sobre a solenidade de formatura, a relações-públicas traduz o sentimento como especial. “Era uma conquista só minha, consegui por minha capacidade e dedicação. E ver meus amigos e minha família vibrando por mim foi mágico”, relembra.
Master of Business Administration (MBA) de Gestão de Vendas e Relacionamento com Clientes pela ESPM e especializada em Marketing Estratégico na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marieli sempre buscou trabalhar na área para aliar o que aprendia teoricamente à prática. Com as experiências profissionais, obteve facilidade para aplicar o conhecimento adquirido na sala de aula.
Em 2007, ainda quando morava em sua cidade natal, trabalhou na Prefeitura Municipal de Boqueirão do Leão, e no Clube de Tiro e Caça. Em 2009, já em Porto Alegre, atuou na TargetTrust – Treinamento e Tecnologia, empresa em que atuou durante um ano. Trabalhou também na Enfato Comunicação Empresarial e, ainda em 2010, na Kzuka Promoções LTDA, do Grupo RBS.
Em 2011, ingressou na 2Day Estudos de Mercado e Marketing LTDA. Passados dois anos, iniciou nova experiência na Construtora Melnick Even – empresa em que atuou durante quatro anos – e destaca com carinho o desenvolvimento em Relacionamento com o Cliente: “Tive a oportunidade de entrar na área sem muita experiência e ajudar a desenvolver um setor, criar estratégias de relacionamento, executar ações”.
Hoje, a relações-públicas trabalha com marketing promocional e relacionamento com o cliente na Tramontina. Sobre seu atual momento, ressalta a importância de fazer o que se gosta e ser reconhecida. “É muito gratificante”, conclui.
***** ***** ***** ***** *****
Bianca Gross. Integrante do projeto ‘Correspondente Universitário’ do Portal Comunique-se e estudante de jornalismo na Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos/PUC-RS).
A PwC anunciou hoje a abertura de sua primeira zona de experiência de IA da…
O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…
– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…
A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…
A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…
A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…