Academia Brasileira de Letras faz mostra de caricaturas de patronos e fundadores

Como parte das comemorações pelos 120 anos da instituição, completados em 20 de julho, a ABL realiza a exposição Patronos e Fundadores, com desenhos de Cássio Loredano

Criada em 1897, a Academia Brasileira de Letras (ABL) adotou o mesmo critério de formação de sua inspiradora, a Academia Francesa: 40 membros fundadores, que escolheram como patronos nomes importantes, já falecidos, das gerações literárias anteriores. Como parte das comemorações pelos 120 anos da instituição, completados em 20 de julho, a ABL realiza a exposição Patronos e Fundadores, com desenhos de Cássio Loredano, um dos mais importantes caricaturistas brasileiros.

A mostra é composta de 40 caricaturas duplas, que retratam os fundadores de cada cadeira da academia, lado a lado com os respectivos patronos. Machado de Assis, por exemplo, primeiro ocupante da cadeira 23, homenageou um outro grande escritor do século 19, José de Alencar (1829-1877), e Rui Barbosa, fundador da cadeira 10, elegeu como patrono o jornalista e político Evaristo da Veiga (1799-1837).

A série foi encomendada a Loredano em 2002 pelo então presidente da ABL, o historiador e diplomata Alberto da Costa e Silva. Depois de exposta uma primeira vez em 2005, passou a fazer parte do acervo da academia. Com a programação dos 120 anos da casa, o atual presidente, Domício Proença Filho, e a acadêmica Nélida Piñon tiveram a ideia de reviver a exposição.

A mostra segue a sequência numérica das 40 cadeiras, acompanhada de textos biográficos dos patronos e fundadores. Presente à inauguração, Cássio Loredano disse que buscou interpretar o perfil psicológico dos primeiros membros efetivos da academia e de seus escolhidos patronos.

“A caricatura, a partir da segunda metade do século 20, ficou mais ‘psicologizante’, não se atém só aos traços fisionômicos, mas também procura, na medida das possibilidades, o caráter do personagem. Mas, para mim, foi tudo prazeroso, porque eu me gabo de ser um bom leitor”, comentou, sobre o trabalho.

Admirador de Machado de Assis, o caricaturista deixou para o final os retratos do primeiro presidente da ABL e de seu homenageado. “O Machado de Assis foi um dos últimos que eu desenhei, quando já estava com a mão bem aquecida. Foi aí que eu fiz o retrato dele com o seu patrono, José de Alencar. Eu tinha, no início da minha carreira, apanhado surras homéricas da fisionomia do Machado, por adorar a literatura dele. Nunca os desenhos correspondiam ao ‘meu’ Machado, até que, em um determinado momento, eu consegui um bom retrato dele”, contou.

A exposição Patronos e Fundadores – 120 anos de ABL pode ser vista até março de 2018, com entrada franca, na sede da academia, localizada na Avenida Presidente Wilson, 203, no centro do Rio.

*Edição: Davi Oliveira.

*Paulo Virgilio – Repórter da Agência Brasil.

Compartilhe
WhatsappWhatsappFacebookFacebookGmailGmailTelegramTelegramLinkedinLinkedinTwitterTwitterPinterestPinterest
0
0
AddThis Website Tools
Agência Brasil

Agência pública de notícias criada em 1989, logo após a incorporação da Empresa Brasileira de Notícias (EBN) pela extinta Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobras). Em 2007, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que incorporou a Radiobras, passou a integrar o sistema público de comunicação.

Recent Posts

Garantti apresenta soluções durante o QR Summit 2025

Empresa especializada em soluções de garantia locatícia lança novo app para gestão de contratos e…

13 horas ago

Advogado explica direitos e deveres em cooperativas

Para ser formada, uma cooperativa precisa de pelo menos vinte cooperados, que devem seguir as…

13 horas ago

Avanços cirúrgicos modernizam tratamento da Doença de Crohn

Condição, classificada como Doença Inflamatória Intestinal (DII), não tem cura e pode exigir cirurgia em…

13 horas ago

Garantia locatícia evita problemas entre locador e inquilino

Especialista da ConfiaX explica que conhecer as opções disponíveis e avaliar os riscos e vantagens…

13 horas ago

Financeira do Santander marca presença no Festival Interlagos 2025

Financeira leva ao evento espaço de 600 metros quadrados com experiências imersivas, ofertas especiais e…

13 horas ago

The House of Suntory desembarca no Rio de Janeiro

Após o sucesso em São Paulo, a terceira edição do The House of Suntory Experience…

13 horas ago