“Cansado de ser feio e gordo. Seja só feio!”. Esta frase foi usada na comunicação de uma academia de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, e levou o estabelecimento a ser denunciado ao Procon, o que gerou processo por propaganda discriminatória. Com o caso na Justiça, o dono da empresa poderá pagar multa de R$ 3,5 mil. As informações são do G1.
Segundo o site, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) informou que, após a denúncia, fiscais encontraram cavalete nas proximidades da academia com os dizeres discriminatórios. “A meu ver, toda propaganda que discrimina qualquer cidadão atenta quanto a dignidade humana e está infringindo o artigo VI, parágrafo II, do Código de Defesa do Consumidor”, explicou o superintendente do órgão, Marcelo Salomão.
O artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor proíbe todo tipo de publicidade considerada enganosa e abusivas. “É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança”, diz o documento.
O proprietário da academia tem 10 dias para a defesa. Educador físico e dono da empresa, Joni Guimarães justificou que a comunicação foi feita com intenção de chamar a atenção com um pouco de humor. “É impossível você falar que o dono, proprietário de uma academia, está sendo preconceituoso com uma pessoa acima do peso. Nós vivemos e trabalhamos em cima da questão da obesidade, a gente precisa deles, é um público-alvo nosso. Então, não tem lógica achar que essa placa é discriminatória”, disse.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…