Categories: Comunicação

Ações educativas combatem o mosquito da dengue nas escolas

Por meio do movimento “Juntos Contra o Mosquito”, projeto de impacto social que promove o combate a doenças transmitidas por mosquitos, as crianças estão sendo envolvidas na conscientização sobre a dengue. Em meio ao surto de casos da doença no Brasil este ano, com mais de 4,5 milhões de casos prováveis, a peça teatral “Esse Mosquito Vai Dançar” é apresentada em escolas públicas da capital paulista para ensinar de forma lúdica a se prevenir contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor dessa e de outras arboviroses.

Ensinar sobre arboviroses de forma lúdica pode ser uma forma de prender a atenção das crianças e transmitir informações de saúde pública de maneira simples, dentro de contextos que façam sentido no cotidiano dos pequenos.

O projeto leva esquetes teatrais com músicas originais e cantigas de roda, mostrando como o mosquito age e o que pode ser feito para prevenir o contágio. A próxima apresentação acontece no dia 14 de maio no CEI João Ubaldo Ribeiro, nos Altos da Vila Prudente. Nos dias 15 e 16, a peça segue para o CEU Sapopemba. A programação se estende até o começo de junho em diferentes escolas.

Além das esquetes teatrais, o projeto também promoveu a Expedição Planeta, programação de educação socioambiental que contém a apresentação de um filme educacional lúdico e com um circuito de atividades em formato de jogos e brincadeiras para reforçar os ensinamentos sobre prevenção. 

“As crianças são parte importante da sociedade e precisam estar envolvidas quando o assunto é saúde pública. Só por meio do trabalho coletivo vamos conseguir combater o mosquito da dengue. Aquilo que a criança ouve na escola, ela leva para casa e pode educar a própria família sobre prevenção”, explica Fernando Guillemin Contreras, Gerente Sênior de Marketing para Categoria de Pesticidas da Reckitt Hygiene Comercial, detentora da marca SBP, responsável pelo “Juntos Contra o Mosquito”.

Neste ano, o “Juntos Contra o Mosquito” conta com parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e fez visitas a comunidades em São Paulo e no Rio de Janeiro ao longo do verão, realizando mutirões de limpeza, levando medidas educativas e culturais e fazendo doação de produtos inseticidas e repelentes para prevenir o mosquito da dengue. Além disso, este ano o projeto também teve Ludmilla como embaixadora da causa, produzindo conteúdos sobre prevenção em suas redes sociais e alertando a população sobre a importância da coletividade no combate ao Aedes aegypti. 

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

PipeRun anuncia parceria com a Horus BI

Parceria visa integrar funcionalidades de Business Intelligence ao CRM de Vendas PipeRun

14 horas ago

Instituto Mario Gazin inaugura novo Centro Cirúrgico em RO

O espaço recebeu o nome do fundador do grupo e recebeu o investimento de mais…

14 horas ago

Setor médico busca crescimento com adoção de inovações tecnológicas

Movimento está ligado a soluções trazidas por empreendedores

14 horas ago

Redtrust traça panorama da cibersegurança em 2024

Dados do setor trazem uma perspectiva de alerta para as empresas. José Luiz Vendramini, representante…

14 horas ago

Profissionais com pós-graduação no currículo ganham mais

Ruy Astrath, diretor geral da Faculdade Focus, destaca quais são as principais tendências de especialização…

14 horas ago

Projeto arquitetônico pode baixar custos e valorizar imóveis

Planejamento eficiente evita desperdícios, otimiza espaços e agrega valor patrimonial

14 horas ago