Categories: Comunicação

Ações ESG estão em 87% das empresas brasileiras

Uma cultura pautada pelas ações ESG – sigla para “Ambiental, Social e Governança”, em português – tem ganhado, cada vez mais, espaço nas empresas brasileiras. De acordo com uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na página 10, cerca de 87% das organizações já adotaram práticas relacionadas a esse tripé em suas gestões.

Em relação ao pilar ambiental, a maior parte das corporações adota medidas ligadas à redução do consumo de água, que chega a ser uma ação constante em 69,2% das organizações, conforme mostra o estudo na página 14, e separação do lixo e resíduos para reciclagem, iniciativa adotada por 68,4%.

No tocante às questões sociais, uma das ações adotadas com maior frequência, abordando 92% das empresas, conforme o levantamento na página 23, é o compromisso com todas as obrigações legais trabalhistas no que se refere ao pagamento de salários e benefícios. Já o incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores por meio de programas de treinamento e formação envolve 60,4% das organizações. A promoção de conduta ética e transparente também aparece como uma das ações mais implementadas pelas micro e pequenas e empresas, com média nacional de 90%, como mencionado na página 36.

Em contrapartida, a falta de conhecimento sobre o tema ainda se configura como uma barreira a ser ultrapassada. Um dos motivos da não adoção de práticas ambientais na gestão do negócio é que a empresa não está preparada ou não tem conhecimento para isso, o que chega a 13% das corporações. Já os empresários que nunca pensaram no assunto correspondem a 26,1%.

Para o fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, esses dados se somam a vários outros pontos que vão ao encontro da necessidade de as empresas investirem em conhecimento e treinamentos, especialmente quando o assunto está ligado às práticas ESG.

“Como se sabe, as implementações, as análises e a adoção dessas práticas exigem compromisso do líder que visa a um futuro sustentável, o que, por consequência, traz uma série de benefícios para todas as áreas. Para tanto, ressalto a necessidade de conteúdo que traga informações que colaborem com caminhos e ideias nessa trajetória”, finaliza.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

A Bitget lança serviço Hold-to-Earn, compatível com USDE e weETH como tokens iniciais

VICTORIA, Seychelles, Jan. 21, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, bolsa líder em criptomoedas e…

8 horas ago

Novo instituto independente para incentivar e avaliar a implementação do Padrão Global do Setor para Gestão de Resíduos

Global Tailings Management Institute inaugurado para ajudar a tornar as instalações de resíduos de minas…

8 horas ago

McAfee recebe o prêmio AV-Comparatives Gold Awards de melhor proteção no mundo real e melhor desempenho em 2024

A cobiçada premiação celebra a McAfee por oferecer uma poderosa proteção contra malware sem deixar…

1 dia ago

BIC anuncia nova campanha e lançamentos voltados à escrita

BIC lança campanha com produtos voltados para escrita manual, com foco no desenvolvimento da expressão…

1 dia ago

Grupo Unità é o novo licenciado da STANLEY® na comercialização de novos produtos

Linha exclusiva de Bombas d’água e Moto-Compressores será apresentada ao mercado em dezembro, trazendo novidades

1 dia ago