Categories: Comunicação

Agência faz raio-x da intolerância nas redes sociais do Brasil

A agência nova/sb mapeou comportamento dos internautas brasileiros nas redes sociais. O estudo, que mostra um raio-x da intolerância na web, virou um dossiê que será entregue a autoridades, formadores de opinião e lideranças. A análise, realizada entre os meses de abril e junho, faz parte da plataforma Comunica Que Muda, desenvolvida pela empresa para reforçar o poder de transformação da comunicação.
No total, foram analisadas 393.284 menções feitas por internautas de todo o país no Facebook, Twitter e Instagram e também em páginas de blogs e comentários de sites da internet. A varredura encontrou dez tipos principais de intolerâncias, identificadas pelo uso de expressões como “cabelo ruim”, “retardado mental”, “boiola”, “mal comida” , “golpista”, “velho” e “nega”.
As palavras revelam intransigências relacionadas a aparência, classes sociais, deficiências, homofobia, misoginia,idade, raça, religião e xenofobia. A conclusão, entretanto, é que a maior intolerância no Brasil é a política, com quase 220 mil menções; mais de quatro vezes superior à misoginia, que aparece em segundo lugar, citada 50 mil vezes.
O Rio de Janeiro é o estado com maior volume de postagens intolerantes no país, seguido por São Paulo e Minas Gerais. Em termos relativos, na proporção com o número de habitantes, o Distrito Federal lidera o ranking. O levantamento foi finalizado com o auxílio do software de monitoramento Torabit.
“A intolerância nas redes é resultado direto de desigualdades e preconceitos sociais em geral, não é uma invenção da internet. O que ocorre é que o ambiente em rede facilita que cada um solte seus demônios, ao dar a sensação de um pretenso anonimato. O mundo virtual é, portanto, mais uma forma para que os intolerantes se manifestem e ampliem o seu alcance”, destaca o sócio-fundador da agência nova/sb, Bob Vieira da Costa.

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

Agências de publicidade analisam opções tributárias para impulsionar crescimento

Empresas do setor estão avaliando as vantagens dos regimes tributários Simples Nacional, Lucro Real e…

15 horas ago

Investir em IA pode melhorar eficiência do setor de energia

Especialista explica como a automação de processos e o suporte a redes inteligentes pode ajudar…

15 horas ago

Novo podcast sobre comunicação é lançado em São Paulo

Comunicação é Tudo, programa do YouTube da jornalista Vera Lucia Rodrigues, da Vervi Assessoria, traz…

15 horas ago

Mestrado nos EUA exige planejamento e análise cuidadosa

Alessandra Crisanto, CEO de empresa que presta consultoria a brasileiros interessados em estudar no exterior,…

15 horas ago

Keep Running oferece acompanhamento 360º para corredores

A metodologia desenvolvida pela marca se baseia em uma experiência integral dos atletas, abrangendo aspectos…

15 horas ago

Yungas lança podcast sobre inovação no varejo nacional

CEO da empresa afirma que o Yungacast tem como objetivo conectar os ouvintes ao mundo…

15 horas ago