Audiência

Agência Senado: 36 milhões de acessos em 2021

Em 2021, o Portal Senado Notícias registrou 36,6 milhões de visualizações, uma média de mais de 100 mil acessos por dia, dos seus 18,4 milhões de usuários. O movimento respondeu por cerca de 20% de todo o tráfego na página do Senado Federal, que inclui os projetos de lei, o acompanhamento das sessões e a participação popular.

Leia mais:

Responsável pelo portal, a Agência Senado, que faz 25 anos em 2022, também conseguiu ampliar a sua produção jornalística em 2021 — apesar das restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19 ao trabalho presencial e às atividades legislativas. Além de ter conseguido aumentar em 45% o número de itens publicados no Portal Senado Notícias, em comparação com 2020, a Agência inovou ao lançar formatos para publicação de conteúdo que pudessem atender ao interesse do público com informações instantâneas por meio do microblog e com a veiculação de webstories com temáticas especiais.

Houve também um aumento de mais de 100% na publicação de infomatérias, que são publicações mais aprofundadas sobre grandes temas em discussão no Legislativo. No total, foram 104 publicações, ante 50 veiculadas em 2020.

A equipe da Agência Senado, que é responsável por fazer a cobertura das atividades institucionais e legislativas do Senado, mesmo estando a maioria em regime de teletrabalho, produziu e publicou 14,2 mil conteúdos informativos, entre matérias, posts e ‘Senado Agora’. Um aumento de 45% em relação a 2020, quando foram publicados 8,4 mil itens.

Os dez conteúdos da Agência mais lidos em 2021 — considerando apenas as matérias de texto e infomatérias — tiveram entre 114 mil e 323 mil visualizações. No topo das mais acessadas estão matérias relacionadas ao afastamento da gestante de trabalho presencial, a promulgação do salário mínimo de 2021 e o piso salarial para profissionais da enfermagem, todos disponíveis no Portal Senado Notícias, que publica diariamente matérias da equipe de repórteres, além de conteúdos produzidos pela TV e pela Rádio Senado.

A coordenadora-geral da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Senado, Luciana Rodrigues, explica que o volume de trabalho dos veículos institucionais sinaliza e acompanha a importância que as discussões políticas ganharam no dia a dia das redes durante a pandemia.

“O aumento das publicações nos nossos canais de notícias e em nossos perfis mostra que as iniciativas legislativas não param, mesmo com a diminuição das atividades presenciais no Senado nos dois últimos anos. De alguma maneira, a política tem nos pautado no universo virtual, e isso mostra a nossa relevância, já que damos a notícia sem intermediários. A população reconhece nosso papel e nossa representatividade como fonte de informação isenta.”

Fotografia

Já a produção de fotos triplicou em relação ao ano anterior. Foram 528 mil, frente a 165 mil em 2020. Das 528 mil fotografias produzidas, 129 mil foram catalogadas no acervo e 64 mil foram publicadas no Senado Fotos, no Flickr. A quantidade de fotos publicadas no Flickr foi a maior desde que a plataforma passou a ser utilizada, em 2010. Desde a sua criação, a conta da Agência no Flickr acumula mais de 348 mil fotos disponibilizadas e mais de 88 milhões de visualizações.

Acessos ao portal

Na avaliação da diretora da Agência Senado, Paola Lima, os números registrados em 2021 (36,6 milhões de visualizações) acompanham a trajetória de crescimento, em linha com o que vinha sendo observado nos anos que antecederam à pandemia. Em 2018, o portal registrou 29,4 milhões de visualizações e, em 2019, 39,9 milhões.

“Na verdade, mantivemos nossa média de acessos de 2019, que vinham crescendo no ritmo esperado. O que ocorreu em 2020 (ano em que foram registradas 52 milhões de visualizações) foi uma situação extraordinária. Tínhamos uma pandemia começando e a atuação do Senado, mesmo com todos trabalhando em regime remoto, foi fundamental. A população precisava de informações sobre o que estava acontecendo no país e sobre as ações do poder público, e a Agência, como veículo oficial, teve um papel muito importante nisso.”

Novas formas de distribuição

Em meio ao aumento do interesse da população em acompanhar a cobertura jornalística da CPI da Pandemia, a Agência lançou novas ferramentas de distribuição de conteúdo.

Uma delas foi o microblog, uma página vinculada ao Portal Senado Notícias, que passou a ser alimentada com notas (posts) em tempo real. A partir de junho de 2021, o microblog foi disponibilizado para acompanhamento mais ágil dos fatos, em formato multimídia: textos, fotos, documentos oficiais, vídeos e áudios, além das transmissões ao vivo no canal da TV Senado no YouTube. Tudo numa mesma página e acessível por celular ou desktop e com a possibilidade de compartilhamento de toda a cobertura ou de notícias específicas pelas redes sociais. A mesma ferramenta também foi utilizada para acompanhar a sabatina de autoridades em comissões permanentes.

Somente sobre a CPI da Pandemia, foram publicados 1,8 mil posts que geraram 354 mil acessos no período de 30 de junho a 27 de outubro.

Luciana Rodrigues observa que a atualização constante é uma exigência tanto da atividade jornalística quanto da responsabilidade institucional da Secom.

“Temos buscado acompanhar os novos formatos de divulgação de notícias. Isso é fundamental. Acompanhar novas mídias, ampliar a forma de nos apresentar a diferentes públicos. Mesmo o público cativo adere a novos formatos de ler a informação, então, é essencial acompanhar as inovações para continuar cumprindo o nosso papel de dar transparência às atividades do parlamento.”

Perfil no Instagram

Outro mecanismo de comunicação e interação com a população foi a criação do perfil da Agência Senado no Instagram. Com menos de nove meses de funcionamento, a conta @agenciasenado bateu a marca de 10 mil seguidores. No ano, foram 822 posts, 37 vídeos, 46 reels (vídeos curtos) e centenas de stories publicados.

Redação da Agência Senado em Brasília. (Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Webstories

Inspirados no formato de entrega de conteúdos com mais uso de imagens em carrossel e menos texto, a Agência Senado lançou em julho do ano passado as webstories. Publicadas no Portal Senado Notícias e no perfil da @agenciasenado no Instagram, as temáticas seguem uma linha do tempo com explicações curtas, acompanhadas de fotos que ajudam na compreensão do assunto.

Temas como a PEC dos Precatórios, Auxílio-Inclusão e Real Digital foram trabalhados nessa nova ferramenta e estão entre os assuntos que tiveram maior número de acesso.

Portal do Senado

Já o Portal do Senado Federal, que engloba todos os setores da Casa, desde a Comunicação à Secretaria Geral da Mesa, registrou 206,5 milhões de visualizações em 2021, um aumento de 23,3% em relação a 2020. Enquanto o número de usuários subiu 2,6%, chegando a 44,8 milhões.

A sessão que esteve entre as mais acessadas no último ano foi o Portal e-Cidadania. O Portal, que estimula a participação da população nas atividades legislativas e orçamentárias, é a responsável por 62,9% dos acessos às páginas do Senado Federal, com 130,9 milhões de visualizações. Em segundo lugar está a seção de notícias, com 19,6%.

Compartilhe
0
0
Agência Senado

Agência de notícias oficial do Senado Federal, com cobertura de atividades legislativas e institucionais.

Recent Posts

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

19 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

19 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

19 horas ago

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

19 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

19 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

19 horas ago