O mercado das agências de Relações Públicas e Assessorias de Imprensa faturou R$ 4,88 bilhões, em 2022. Os dados são do Anuário da Comunicação Corporativa e representam um crescimento nominal de 31,46% se comparado com o ano anterior.
Foi registrado também um crescimento de pessoas empregadas no setor, que saltou de 17.023 em 2021 para 18.749 no ano passado, uma expansão de 10.14%. E a previsão para 2023 é otimista. Segundo a Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), o mercado deve crescer de 15% a 20% este ano.
O trabalho de uma assessoria de imprensa ou agência de relações públicas, em linhas gerais, consiste em repercutir as movimentações que uma companhia está provocando em seu nicho ou na sociedade como um todo junto a veículos de imprensa.
Com o setor em alta, agências estão buscando alternativas e serviços que ofereçam diferenciais para seus clientes. “A imersão dentro do negócio do cliente é um dos principais caminhos para garantir a eficiência nos resultados”, diz André Groh, CEO da Growth Global. “É preciso entender todo o discurso e alinhar o tom de voz para explorar as oportunidades que destacam esse cliente diante do seu mercado”.
Encontrar a oportunidade perfeita de divulgação e interesse da mídia é uma situação que pode ser reativa, ou seja, com uma busca iniciada pelo próprio veículo de imprensa, ou proativa, quando o oferecimento de pauta parte da agência ou assessoria.
“Em assessoria de imprensa, o que resiste é a necessidade de repercutir as movimentações que uma companhia está provocando em seu nicho. E isso deve estar alinhado ao entendimento do que uma redação está buscando como conteúdo e pauta, por exemplo”, afirma Groh. “Fazemos a ponte entre esses dois lados, entendendo a aspiração por assuntos inteligentes de um, e a necessidade em fazer reverberar os impactos que uma companhia busca causar em sua comunidade do outro lado”, completa.
A imersão dentro do negócio do cliente, de acordo com o profissional, é um dos principais caminhos para garantir a eficiência nos resultados para uma agência de assessoria.
“Preciso entender todo o seu discurso e alinhar o tom de voz para explorar as oportunidades que destacam esse cliente diante do seu mercado como os caminhos seguintes”, pontua, destacando, como trunfos a serem explorados junto aos veículos de mídia, impactos ambientais causados pela empresa, números de mercado que a destacam em seu segmento, lançamentos e novos produtos que impactam a vida do consumidor, ou as culturas adotadas pelo RH para pautas institucionais.
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