Categories: Comunicação

Alfabetização: como e quando iniciar o caminho do aprendizado

A alfabetização é uma das grandes preocupações dos pais ao verem os filhos crescendo e deixando de serem bebês. As capacidades cognitivas da criança sobre a comunicação estão em pleno desenvolvimento, e muitos pais se perguntam sobre como e quando começar a estimular os pequenos, para que eles se desenvolvam e aprendam a ler e escrever.

Para começar, é preciso entender a importância dos estímulos corretos na idade pré-escolar. É um período crucial em que as crianças estão ávidas por explorar e absorver conhecimento. Os estímulos adequados nessa fase não apenas promovem o interesse pela leitura e escrita, mas também contribuem para o desenvolvimento da linguagem, habilidades motoras finas e capacidades cognitivas.

A pedagoga Bruna Duarte Vitorino, que atua como coordenadora e especialista em educação na rede Kumon, explica que “a percepção, o raciocínio, a memória e a comunicação se desenvolvem diariamente e aos poucos, em momentos de contações de histórias, por meio da música e das brincadeiras com outras crianças”.

Bruna ainda conta que é fundamental explorar a fala e a audição com exercícios lúdicos e interativos, e que estes podem ser feitos tanto na escola, quanto em casa, com a família: “O processo de alfabetização ocorre a todo o momento, seja ouvindo ou cantando uma música, observando as figuras de um livro infantil ou associando as palavras aos objetos e, na escola, isso será estimulado ao máximo”, complementa.

Com isso, o interesse pela leitura virá naturalmente, e a criança demonstrará estar disponível para aprender a ler e escrever. Este processo se chama letramento, e vem antes da alfabetização propriamente dita, possibilitando a interpretação da leitura em diferentes contextos e de uma escrita lógica e organizada. A alfabetização que conhecemos é responsável por permitir que uma pessoa reconheça o sistema de escrita, sabendo codificar e decodificar letras e palavras. Sendo assim, os dois processos interagem entre si.

De uma maneira mais natural por meio dos estímulos feitos ainda na primeira infância, a alfabetização acontece de forma mais orgânica, sem afetar o desenvolvimento da criança e nem acelerar seu amadurecimento, assim, se adequando ao ritmo de aprendizado de cada um.

Compartilhe
DINO

Recent Posts

Prêmio Zayed de Sustentabilidade vê aumento em participação global com 7,761 candidatos

Com 128 vencedores transformando 400 milhões de vidas ao redor do mundo, o Prêmio continua…

9 horas ago

Axi comemora o quinto trader financiado de US$ 1 milhão e assinala o marco de pagamento de mais de US$ 5 milhões para 2025

SYDNEY, July 29, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) --  corretora global Axi orgulhosamente anuncia um marco importante…

9 horas ago

Venture Global anuncia decisão final de investimentos e fechamento financeiro para fase 1 do CP2 LNG

Financiamento de projeto de US$ 15,1 bilhões para fase 1 do CP2 lança formalmente o…

1 dia ago

IA ajuda a redefinir diagnósticos e tratamentos na saúde

Hugo Raposo, chief software architect, destaca potencial da inteligência artificial (IA) na área da saúde.…

1 dia ago

Next integra branding e performance para gerar resultados

Com foco em branding estratégico, design com propósito e marketing orientado a dados, a Agência…

1 dia ago