Últimas horas para estudantes de jornalismo do Distrito Federal se inscreverem no Mentor, programa de estágio do Metrópoles, um dos maiores portais de notícias do Brasil em audiência. O projeto aceitará currículos somente até às 23h59 desta sexta-feira, 21.
Leia mais:
- Tino Marcos lança curso sobre reportagem
- Web rádio começa 2022 com boa audiência
- Caio Coppolla estreia coluna em revista
Para participar do processo seletivo da atual edição do Mentor, os universitários devem encaminhar o currículo para o e-mail mentor@metropoles.com. O programa irá selecionar 15 estudantes de jornalismo para período de estágio e treinamento. Mas atenção: para ter chance de ser escolhido(a), é preciso estar matriculado(a) do quinto ao último semestre da graduação em instituição baseada no Distrito Federal e devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Estamos investindo na formação de novos talentos — Lilian Tahan sobre o programa Mentor
“O Mentor é um programa fundamental para o site, uma vez que estamos investindo na formação de novos talentos”, adianta a diretora-executiva do Metrópoles, Lilian Tahan. “A experiência da primeira turma foi muito positiva, e estamos bem empolgados com os resultados. É uma turma jovem, que oxigena a redação, e tem contribuído para a produção de conteúdo com cada vez mais qualidade”, prossegue a gestora — que foi finalista do Prêmio Comunique-se 2021 na categoria ‘Liderança em Veículo de Comunicação’.
O Mentor na vida de estudantes de jornalismo
Os 15 estudantes de jornalismo a serem selecionados para compor a segunda turma do Mentor irão ganhar contrato de estágio de até 12 meses com o Metrópoles. Além de participarem de treinamentos, a serem realizados de forma presencial no período vespertino, eles receberão bolsa-auxílio (valor não divulgado) e vale-transporte.
Durante o processo seletivo, alguns dos candidatos serão chamados pela equipe do Metrópoles para realização de entrevista. Na conversa, eles serão convocados a fazer uma redação e terão analisados itens como:
- Criatividade;
- Boa comunicação;
- Flexibilidade;
- Capacidade de análise;
- Relacionamento interpessoal;
- Trabalho em equipe;
- Conhecimentos em jornalismo;
- Disposição para aprender.
As aulas da nova edição do Mentor serão iniciadas em março. Ou seja: os nomes dos 15 estudantes de jornalismo selecionados deverão ser anunciados em fevereiro.
“Nos primeiros dois meses do curso, o grupo fará uma imersão para conhecer o funcionamento da redação, aprender os melhores protocolos de search engine optimization (SEO), conversar com jornalistas sobre a experiência de produzir reportagens no hard news e matérias especiais, e receber orientações sobre fotografia e vídeos, Lei de Acesso à Informação (LAI), além de dicas de português e estatística básica, desinformação, jornalismo investigativo, entre outros temas”, informa a equipe do Metrópoles.
Reforçando…
Estudantes de jornalismo que se enquadrem nos requisitos descritos acima devem enviar currículo para mentor@metropoles.com até às 23h59 desta sexta-feira, 21 de janeiro de 2022.