Categories: Comunicação

Alopecia areata atinge 1% dos brasileiros

Uma das doenças de pele que poucos conhecem a fundo é a chamada alopecia areata, que provoca a queda dos cabelos e pêlos corporais. Ela despertou mais interesse no público ao ser abordada pela novela Vai na Fé, da TV Globo, onde a personagem Marlene, interpretada por Elisa Lucinda, passa pelo processo de aceitação da doença, abandonando o uso da peruca e iniciando um tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Antes disso, na cerimônia do Oscar 2022, o assunto repercutiu por causa da bofetada que o ator Will Smith deu no rosto do comediante Chris Rock, motivado por uma piada que ele fez com a aparência da esposa, a atriz Jada Pinkett Smith, que tem alopecia. 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), estima-se que 1% dos brasileiros sofrem com a doença, que afeta diretamente o nascimento dos fios. Segundo o médico dermatologista e patologista Charles Godoy, professor do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), ela ocorre quando o bulbo capilar é atacado por células de defesa do corpo humano, que acabam alterando o metabolismo do bulbo e impedindo o crescimento do cabelo. 

Existem sete tipos de alopecia e cada um deles é provocado por causas variadas, como herança genérica, dermatite ou traumas, estresse e outras doenças autoimunes, a exemplo da Tireoidite de Hashimoto (que causa desequilíbrio nos hormônios da tireoide). “O tipo mais comum, inclusive, que o leigo chama de ‘pelada’, é onde surge uma área circunscrita sem cabelo. Não apresenta descamação, mas a região pode ficar dolorida ou coçar”, exemplifica Godoy. 

Alguns tipos raros da doença, como a alopecia totalis e a alopecia universalis, podem fazer com que a pessoa perca não só o cabelo, mas também os pelos pubianos, cílios e sobrancelhas. A literatura médica aponta que isso pode acontecer em até 10% dos pacientes com a doença. 

Em diversos casos, a alopecia não tem cura, mas possui alguns tratamentos, que podem controlar a perda dos cabelos. Uma alternativa é o tratamento com uso de medicamentos, a depender da faixa etária e do grau de extensão. Outra opção é a infiltração de corticóides, que são injeções aplicadas no local afetado. 

Um dos mais novos tratamentos é com o metotrexato, mas o dermatologista chama a atenção para que o paciente procure auxílio médico para o tratamento apropriado. “O metotrexato é uma formulação utilizada nos tratamentos mais recentes, mas não pode ser utilizado por todos. É fundamental procurar um dermatologista para obter a prescrição dos medicamentos, se for o caso, uma vez que eles podem apresentar importantes efeitos colaterais. Então, tem que ter o cuidado médico. Não dá para se automedicar no tratamento da alopecia areata”, alerta Charles.

Para além das medicações, a psicoterapia também é indicada como auxílio no tratamento da doença, principalmente em crianças ou quando há relação direta da alopecia com o estresse ou outros fatores psicológicos e emocionais. 

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Trans Obra se consolida como locadora de equipamento no Brasil, oferecendo soluções completas para construção civil

Oferecendo mais de 20 anos de experiência no setor de locação de máquinas e equipamentos,…

2 dias ago

Econet Editora promoveu evento gratuito com foco no Simples

Entre os tópicos em debate estavam as mudanças nos tributos das empresas enquadradas neste regime…

3 dias ago

Fenasan 2024 terá visita técnica à planta de biometano em São Paulo

Participantes vão conhecer a planta de biometano na Unidade de Valorização Sustentável obtido a partir…

3 dias ago

Crédito para transição climática é destaque na Semana do Clima de Nova York

Tema também estará no centro das discussões da COP29, no Azerbaijão, de 11 a 22…

3 dias ago

Ouribank oferece crédito para empresas para o final de ano

A inclusão do crédito doméstico na estratégia do banco representa uma ampliação do portfólio, que…

3 dias ago

Manpower abre mais de 100 vagas na área logística

Manpower em parceria com uma das maiores plataformas de e-commerce no segmento de varejo de…

3 dias ago