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Alta nas taxas de bancos para varejistas aumenta procura por soluções de adquirentes e conciliação de cartões

São Paulo – SP 6/7/2020 – A conciliação de cartões, quando feita de forma adequada, por meio de uma conciliadora especialista no assunto, garante a gestão financeira de taxas, pagamentos

Varejistas de peso, como lojistas de redes e shopping centers, encaminharam cartas ao Banco Central e ao Ministério da Economia, no início de abril deste ano, solicitando ações urgentes de apoio aos setores. O principal motivo é o aumento acentuado nas taxas, variando de 50% a 70%, por parte dos bancos em operações habituais do comércio.

Os representantes do varejo sugeriram ao BC e ao Ministério a utilização de serviços de adquirentes de cartão de crédito para que haja fornecimento via operadoras, sem passar pelos bancos, o que resultaria em taxas mais amenas. Isso ajudaria, principalmente, o pequeno e médio empresário, que precisa de crédito.

Aumenta demanda por conciliação de cartão de crédito

De acordo com o Reclame Aqui, no primeiro semestre de 2019, o setor de máquinas de cartão acumulou quase 28 mil reclamações de consumidores, o que significa um aumento superior a 40% em comparação com o mesmo período do ano anterior. As tarifas estão entre as principais causas de queixas, o que é uma variável que leva varejistas a ponderarem com as adquirentes e buscarem a conciliação de cartão de crédito.

Atuação mais presente de adquirentes no varejo indica importância da conciliação de cartões

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), ao longo do ano passado, os consumidores brasileiros gastaram R$ 1,84 trilhão em compras pagas com cartão de crédito, de débito ou pré-pago. Tais números representam um aumento de quase 20% comparados a 2018. Essa atuação crescente por parte das adquirentes faz com que a conciliação de cartões torne-se uma pauta importante para a gestão financeira das empresas.

A conciliação de cartões tem como principal objetivo analisar informações sobre a comercialização de vendas via cartão de crédito ou de débito a fim de conferir se estão corretas. Dessa forma, assegura-se que o valor cobrado foi realmente pago pela instituição financeira responsável.

Conciliação de cartão de crédito traz diversos benefícios aos varejistas

A conciliação de cartões é uma ação de extrema importância para realizar o acompanhamento de todas as vendas feitas e pagas via cartão. Uma empresa responsável pela conciliação é responsável pela parte de controle e segurança para seus clientes por meio de conferência de recebíveis, auditoria de taxas, gerenciamento do fluxo de caixa e procedimentos afins. 

A conciliação de cartões, quando feita de forma adequada, por meio de uma conciliadora especialista no assunto, garante a gestão financeira de taxas, pagamentos e até mesmo aluguel de maquininhas de cartão.

As principais vantagens da conciliação de cartões são:

  • Analisar recebíveis: isso inclui o valor líquido a ser recebido após descontos de taxas bancárias, dispensando cálculos complexos;
  • Controlar taxas e custos: as taxas influenciam muito no rendimento final, incluindo a taxa por transação, aluguel de maquininha, custo de antecipação, entre outros gastos. A conciliação é capaz de indicar tais pormenores e se há cobrança indevida, acima do combinado, o que poderia ocasionar a quebra de contrato;
  • Descobrir erros: a conciliação destaca possíveis erros, como cancelamentos imprevistos e pagamentos realizados duas vezes, ajudando o varejista a lidar com esse tipo de problema de forma mais fácil junto ao cliente;
  • Unificação e checagem de todas as informações: a conciliação de cartão de crédito funciona, acima de tudo, como uma ferramenta de armazenamento de todos os dados sobre vendas, de forma a unificá-los em uma só plataforma, mesmo sendo de diferentes adquirentes de cartão. Isso traz como resultado mais segurança ao varejista.

Conciliação de cartão de crédito: gestão financeira assertiva e unificada

A gestão financeira, quando feita com auxílio de conciliação de cartão de crédito, consegue entregar informações ao varejista de forma adequada, além de garantir que taxas e pagamentos estejam sendo aplicados e realizados de forma correta.

A Loopa é uma plataforma de gestão financeira que é muito mais do que apenas uma conciliadora de cartão de crédito. A plataforma organiza os números de uma empresa sem deixar de levar em consideração as angústias e necessidades dos varejistas. Mais do que avaliar dados de negócios, a Loopa quer partilhar sonhos, e pode fazê-lo por meio da otimização da inteligência comercial do negócio, com transparência e orientações para melhorar a relação de uma empresa com seu dinheiro.

Entre outros serviços, a Loopa realiza o controle de todas as movimentações da empresa do cliente diretamente de uma plataforma digital, totalmente acessível, segura e intuitiva. Nessa plataforma, o cliente pode fazer acompanhamento de todas as vendas e recebíveis, o que facilita a gestão financeira de caixa. 

A Loopa também realiza o acompanhamento das entradas em caixa para ter certeza de que as operadoras não estão atrasando os pagamentos, sempre levando em conta os prazos combinados. Na hora de escolher uma adquirente, inclusive, é comum ter dúvidas, e, por meio da plataforma digital da Loopa, é possível fazer uma análise minuciosa de taxas, além de contar com apoio na hora de negociar valores e acompanhar atualizações das adquirentes. 

Ao navegar pelo site, o cliente pode conhecer mais sobre o trabalho da Loopa.

Website: https://www.loopa.digital/

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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