Categories: noticias-corporativas

Aluguel por temporada é opção mais segura e procurada por turistas durante a pandemia de Covid-19

Fortaleza, CE 27/1/2021 – Em 2020, o mês de maio registrou um aumento de 150% na locação de imóveis, destacando procura por casas localizadas em destinos como serra e cidades praianas.

Em 2020, o mês de maio registrou um aumento de 150%, destacando procura por casas localizadas em destinos como serra e cidades praianas para locação a curto e médio prazo.

Com a pandemia de Covid-19, o setor de turismo vem sendo diretamente afetado, causando prejuízos imensuráveis ao ramo de hotelaria. Por outro lado, o público tem buscado alternativas mais seguras de turismo, evitando aglomerações e optando por espaços mais reservados, como casas ou apartamentos, localizados em pontos turísticos próximos de sua cidade natal, para aproveitar com a família, impulsionando o crescimento do mercado das plataformas de aluguel por temporada.

Uma pesquisa realizada em 2020 pela Airbnb, durante o mês de maio, registrou um aumento de 150% na procura por imóveis em destinos de até 300 quilômetros de distância dos grandes centros urbanos, destacando opções por casas no campo/serra ou em pequenas cidades praianas. Já na VRBO, empresa conhecida anteriormente como Alugue Temporada no Brasil, a procura por imóveis de temporada em junho já foi 120% maior que em maio. Dez meses se passaram e o cenário continua favorável para a locação de imóveis em áreas turísticas.

Os dados mostram ainda que o público vem optando por esse novo método de aluguel mais simples e sem burocracias que, muitas vezes, oferece preços mais vantajosos do que em processos tradicionais realizados pela rede de hotelaria. O mercado para esse segmento vem conquistando não só o público que aprecia conhecer novos destinos, como também vem trazendo grandes ganhos econômicos para o país. Pesquisa realizada pela Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade em 2020 – Investe SP destaca números atuais gerados pela plataforma Airbnb – sobre o aluguel de apartamentos por curta temporada -, demonstrando um crescimento de 92% em relação ao ano anterior. Ao todo, esse mercado chega a render R$ 1,2 bilhão por ano, de acordo com dados divulgados pela plataforma VRBO, chegando ao mesmo patamar registrado em países europeus como Espanha e Itália.

Mesmo com a pandemia de Covid-19, os dados do turismo no Ceará também surpreenderam. O estado registrou o maior crescimento no índice de atividades turísticas do país durante o mês de agosto. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento de 85% no mês em relação a julho, tendo quase o dobro do crescimento da Bahia, que ocupou o segundo lugar da lista de locais mais visitados, com 48%. A pesquisa também mostra que o índice no Ceará foi bem superior ao da média do Brasil, que chegou a 19% se comparado a julho de 2020.

Facilidade no processo de locação e opção segura para rentabilizar o imóvel

Com o crescimento na procura por imóveis a curto e médio prazo e com a chegada da alta temporada e dos feriados, rentabilizar um imóvel torna-se uma opção muito viável e lucrativa para os donos de imóveis localizados em pontos turísticos no Ceará. E, nesse contexto, para reduzir o trabalho e as preocupações dos proprietários, uma das alternativas, por exemplo, é a plataforma Apartio, especializada em gestão de imóveis por temporada, que disponibiliza um sistema de atendimento completo, desde o processo de planejamento do anúncio do imóvel – inserido nos principais canais de reserva – até a parte operacional da locação, com o atendimento aos hóspedes.

No ano passado, a empresa registrou um crescimento significativo, só no mês de dezembro o número de reservas teve um aumento de 80%, quando comparado a novembro. Além das reservas, a Apartio também teve um crescimento na base de apartamentos, com um avanço de 60% em apenas um único mês.

Recém-chegada no mercado cearense, há apenas 3 meses, a plataforma conta com mais de 20 residências em seu portfólio no estado, em sua maioria, localizadas no Porto das Dunas e Fortaleza, além de destinos turísticos como o Cumbuco, com ampliação do negócio para outras localidades como Flecheiras, Taíba, Jericoacoara e Icaraizinho de Amontada.

“Nós fundamos a Apartio para simplificar e melhorar o aluguel por temporada. Nossa equipe cuida de toda a operação e proporciona maior rentabilidade para o proprietário, enquanto garantimos também a qualidade da experiência do hóspede em sua hospedagem”, destaca Luiz Studart, CEO e fundador da Apartio.

A empresa cuida de todo o processo para o proprietário, que vai da precificação e contratação do aluguel até os serviços de hospitalidade, como a limpeza e a manutenção do imóvel após sua utilização, oferecendo comodidade e segurança tanto para os hóspedes quanto para os donos dos imóveis. A plataforma on-line dispensa a necessidade de contato entre locador e locatário, agilizando o processo de oferta do imóvel e facilitando a estadia.

Diferente de outras startups de aluguel por temporada, que exigem exclusividade no uso do imóvel, a Apartio oferece um trabalho distinto para o proprietário que, além de alugá-lo, também pode utilizá-lo em momentos pontuais. “Antes de assinar o contrato, o proprietário pode escolher quantas vezes por mês ele gostaria de usufruir do espaço, e já deixamos as datas agendadas para que ele possa curtir seu imóvel sem afetar sua rentabilidade”, destaca o CEO da Apartio. Além disso, a empresa também oferece uma interface para que o proprietário tenha controle das reservas realizadas em sua propriedade e acompanhe os rendimentos.

O custo inicial do proprietário nesse serviço é zero, a empresa fatura por meio de comissão sobre as reservas realizadas no imóvel. O serviço inclui avaliação do imóvel, produção de fotos para anexar ao anúncio, sugestão de melhorias para tornar o imóvel mais atrativo para os inquilinos, publicação dos anúncios nas melhores plataformas de reserva, atendimento aos hóspedes, veiculação de anúncios, área logada no site para acompanhamento dos resultados da unidade e precificação dinâmica – calculada por meio de um software exclusivo que garante a melhor rentabilidade de acordo com o mercado local. A parte operacional, como limpeza e troca de enxoval, também é feita pela equipe da Apartio, garantindo a segurança dos hóspedes neste período da pandemia de Covid-19.

Serviço:
Apartio – Aluguel por Temporada
Site: https://www.apartio.com.br/
Instagram: @stayapartio
Contato: (85) 98699.5707

Website: https://www.apartio.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Parse Biosciences lança o Evercode Low Input Fixation para células e núcleos

Os novos kits requerem baixa quantidade de amostra e oferecem mais flexibilidade e desempenho para…

8 horas ago

Güntner nomeia Michael Bauer como vice-presidente global de crescimento e sucesso

A Güntner, líder global em tecnologia de refrigeração e troca de calor, dá hoje as…

8 horas ago

Digital Cooperation Organization na Cúpula do Futuro: Acelerando a Cooperação Digital para Impulsionar a Prosperidade Digital

A Digital Cooperation Organization( DCO) concluiu sua participação na Cúpula do Futuro da ONU antes…

8 horas ago

Copeland nomeia novo líder para o Grupo de Negócios Ásia-Pacífico

Michael Toh traz mais de 20 anos de liderança e experiência relevante no setor para…

8 horas ago

Crayon se une à Aliança de Inovação de Parcerias de IA Generativa da AWS

Hoje, a Crayon anunciou que irá trabalhar com a Amazon Web Services (AWS), uma empresa…

1 dia ago