Desde 20 de setembro, a TV Cultura do Amazonas embarcou em novas correntezas e passou a se chamar oficialmente TV Encontro das Águas. A TV pública amazonense é a nova associada da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e exibirá conteúdo próprio e dos veículos da EBC. Com isso, deixará de retransmitir o sinal da TV Cultura de São Paulo e repaginará sua programação local. O presidente da EBC, Luiz Carlos Pereira Gomes, participará da cerimônia de lançamento da nova fase da TV pública amazonense, nesta sexta-feira, em Manaus.
O contrato entre a TV Encontro das Águas e a EBC vai até março de 2020 e, com a ampliação da colaboração, a transmissão e a troca de conteúdos entre as empresas crescerá. Até então, como parceira da EBC, a emissora amazonense retransmitia sete horas e trinta minutos da programação da TV Brasil, tempo que aumentará em duas horas. “A EBC nos ofereceu que passássemos de parceiros para associados, isso significa produções conjuntas, que programas exibidos em Manaus poderão ser exibidos nacionalmente na grade, bem como o contrário também ocorrerá”, pontua o presidente da TV Encontro das Águas, Oswaldo Lopes. “Como associada da EBC, passaremos a ter um conteúdo muito grande para fazer a nossa grade de programação”, complementa Lopes.
A TV Cultura do Amazonas existe há 25 anos, tendo sido criada como TV Educativa. A mudança de nome da TV pública amazonense faz parte da construção da nova fase e inicia um ciclo de expansão, atualização e inovação. Trata-se de estratégia para criar uma nova identidade, após pesquisa do Ibope mostrar que a emissora ainda não conquistou uma marca própria de emissora local. “Nesta gestão, o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, determinou que fizéssemos uma remodelagem da emissora, trazendo ela para o fim específico que é justamente educação e cultura”, explica Lopes.
O governador Wilson Lima, que é jornalista e esteve na EBC em agosto para ampliação da parceria, ressalta a qualidade e a credibilidade da empresa. “O que eu tenho percebido ao longo dos anos é o quanto a EBC tem melhorado, não só na qualidade da imagem, mas também no conteúdo. Apesar dos avanços significativos nos processos de comunicação, com a internet, redes sociais e grupos de conversa, os veículos tradicionais ainda continuam sendo aqueles portadores de credibilidade”. A nova TV pública do AM também comandará um canal de TV digital e gerador no município de Parintins (AM).
A parceria entre as empresas de comunicação pública também prevê maior cooperação para conteúdos de rádio. Como na televisão, haverá um intercâmbio de produções entre a rede local e a nacional. “Teremos a Rádio Nacional da Amazônia, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Brasília para buscar conteúdo. São quatro emissoras de rádio que estão sob o guarda-chuva da EBC”, destaca o presidente da TV Encontro das Águas, Oswaldo Lopes. A TV Cultura do Amazonas vai inaugurar, até outubro, uma emissora FM e incluir parte da programação das Rádios EBC na grade.
Relatório da fintech canadense Nuvei mapeia tendências e oportunidades em mercados de alto crescimento no…
A lei que autoriza o comércio dos títulos é de 2023 e a projeção é…
Empresa de São Paulo é certificada para implantar e prestar suporte ao sistema IRIS de…
Mulheres representam apenas 17% dos cargos de presidência no Brasil, apesar da crescente presença no…
O investimento apoia a expansão contínua dos recursos de IA e inteligência comercial para mais…
A Textron Aviation anunciou hoje a entrega da primeira de duas aeronaves multimissão Beechcraft King…