Categories: Comunicação

Análise de dados pode garantir o crescimento das empresas

Nos últimos anos, com a aceleração da transformação digital, é difícil pensar em um aspecto da rotina das empresas modernas que não seja apoiado pelo uso de tecnologias como softwares atualizados, inteligência artificial (IA) e gestão de dados precisos. Para se ter uma noção, o uso de dados no Brasil gerou cerca de R$14,9 bilhões em 2022, de acordo com o estudo “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2022”, da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), mencionado pelo Portal G1.

Já de acordo com a “Pesquisa Global de Gestão de Dados”, realizada pela Serasa Experian em 2021 nos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, 72% das empresas afirmaram que a aceleração da transformação digital tornou seus negócios mais dependentes de dados e insights de dados.

Para Silvielen Couto, diretora executiva da Beirama, tomar decisões empresariais com base em achismos e intuições, embora possa ocasionalmente ter sucesso, frequentemente resulta em erros que poderiam ser evitados. “A importância da análise de dados vai além do simples conceito de Business Intelligence; ela busca fornecer os recursos certos para levar a empresa a um novo patamar. Ou seja, ao utilizar os dados já disponíveis, é possível gerar insights valiosos que podem ajudar na tomada de decisões informadas e estratégicas, a verdade é que achismo pode falir a sua empresa”, completa.

Com uma gestão de dados adequada, é possível coletar e interpretar os dados de consumo existentes e, assim, solucionar alguma dor ou necessidade que precisa ser atendida de forma mais rápida e eficiente, reforça a diretora da Beirama. “É fundamental ter uma empresa parceira que proporcione aos seus clientes todo o apoio consultivo necessário para monitorar o desempenho da empresa a qualquer momento através de visualizações intuitivas que fornecem dashboards que facilitam a interpretação dos dados, permitindo uma tomada de decisão mais informada.”, destaca.

Por fim, Silvielen avalia que a capacidade da análise de dados pode não parecer um diferencial competitivo para quem não tem familiaridade com gestão de dados, mas é de fato o que determina a capacidade de uma empresa crescer, uma vez que influi em todos os setores da empresa. “O diferencial entre as empresas que crescem e aquelas que estagnam é a capacidade de utilizar seus dados de forma assertiva. Uma boa análise visa realizar previsões, o que permite ao empresário se preparar para os imprevistos, e assim obter um retorno significativo no mercado que atua”, conclui.

Para mais informações a respeito da análise de dados, basta acessar: SITE (beirama.com.br)

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Como o comportamento 4S está transformando os consumidores

A jornada do consumidor está sendo transformada pelo comportamento 4S, que engloba quatro práticas digitais…

15 horas ago

Como o comportamento 4S está transformando os consumidores

A jornada do consumidor está sendo transformada pelo comportamento 4S, que engloba quatro práticas digitais…

15 horas ago

Como o comportamento 4S está transformando os consumidores

A jornada do consumidor está sendo transformada pelo comportamento 4S, que engloba quatro práticas digitais…

15 horas ago

PeopleXperience é selecionada para programa Inova Cemig.Lab

Startup especializada em soluções digitais para a jornada do cliente foi selecionada para cocriar inovações…

15 horas ago

Exposição une Patagônia e Mantiqueira em Campos do Jordão

ORT Hotel de Campos do Jordão (SP) recebe a exposição “Silêncios da Patagônia”, do fotógrafo…

15 horas ago

MAM/RJ recebe cúpula dos Chefes de Estado do Brics

O evento será realizado nos dias 6 e 7 de julho e deve reunir cerca…

15 horas ago