Categories: Sem categoria

Ancine renova programas de apoio à presença brasileira em eventos internacionais

A Agência Nacional do Cinema (Ancine)  renovou  na quarta-feira, 4, por meio de portarias publicadas no Diário Oficial da União, seus dois programas de apoio voltados para a divulgação do cinema brasileiro no mercado internacional. As iniciativas, que continuarão em funcionamento em 2017, são  o Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops Internacionais e o Programa de Apoio à Participação Brasileira em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais.

O primeiro programa auxilia com serviços e recursos financeiros curtas, médias e longas-metragens nacionais oficialmente selecionados para festivais e projetos brasileiros convidados para laboratórios e workshops. O segundo concede auxílio financeiro a representantes de produtoras independentes brasileiras para viabilizar a presença em eventos de mercado e encontros de negócios.

Segundo nota divulgada pela Ancine, as regras de participação nos programas são idênticas às das últimas edições. A novidade é a inclusão de dois novos eventos, o Festival de Cinema de Gijón, na Espanha, e o Meetmarket, na Inglaterra. Com isso, chega a 155 o número de eventos, nos cinco continentes, em que produtores brasileiros podem ter o apoio da Ancine para sua participação.

Durante o ano de 2016, o Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais ajudou a viabilizar a presença do país em 69 eventos internacionais, com apoio financeiro, e confecção e envio de cópias de filmes. No caso dos três festivais mais importantes do circuito – Cannes, Berlim e Veneza, o programa pode vir a apoiar a participação de até sete filmes.

O Programa de Apoio à Participação Brasileira em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais contempla a partir de agora um total de 24 eventos ao longo do ano, com a inclusão na lista do Meetmarket, mercado voltado ao documentário que ocorre em junho, na Inglaterra. Cada empresa produtora brasileira pode ser contemplada com, no máximo, três apoios por ano, e não poderá pedir apoio para o mesmo evento por três anos consecutivos.

As solicitações de apoio para os dois programas devem ser efetivadas pelo portal www.ancine.gov.br, onde também estão disponíveis os respectivos regulamentos.

Reportagem: Paulo Virgílio
Edição: Fábio Massalli

Compartilhe
0
0
Agência Brasil

Agência pública de notícias criada em 1989, logo após a incorporação da Empresa Brasileira de Notícias (EBN) pela extinta Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobras). Em 2007, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que incorporou a Radiobras, passou a integrar o sistema público de comunicação.

Recent Posts

Ganhadores do Miss e Mister Tattoo Week SP 2024 são coroados

Bianca Rodrigues, tatuadora de Curitiba, e Lucas Tortorello, empresário de São Caetano do Sul, são…

15 horas ago

Agências de publicidade analisam opções tributárias para impulsionar crescimento

Empresas do setor estão avaliando as vantagens dos regimes tributários Simples Nacional, Lucro Real e…

15 horas ago

Investir em IA pode melhorar eficiência do setor de energia

Especialista explica como a automação de processos e o suporte a redes inteligentes pode ajudar…

15 horas ago

Novo podcast sobre comunicação é lançado em São Paulo

Comunicação é Tudo, programa do YouTube da jornalista Vera Lucia Rodrigues, da Vervi Assessoria, traz…

15 horas ago

Mestrado nos EUA exige planejamento e análise cuidadosa

Alessandra Crisanto, CEO de empresa que presta consultoria a brasileiros interessados em estudar no exterior,…

15 horas ago

Keep Running oferece acompanhamento 360º para corredores

A metodologia desenvolvida pela marca se baseia em uma experiência integral dos atletas, abrangendo aspectos…

15 horas ago