Curitiba – Paraná 1/2/2021 – Fraturas múltiplas são extremamente comuns, o que causa uma limitação diária, sendo muitas por período prolongado
Com a crescente prática esportiva sobre duas rodas, aumenta a preocupação com os cuidados que se deve ter antes, durante e após cada pedalada. Alguns pontos de vendas de ‘bike’ já têm dificuldades de entrega imediata de alguns modelos pela grande procura. Andar de bicicleta é um exercício excelente que combina resistência, força, respiração, condicionamento, enfim, muitas vantagens. Também é o principal meio de transporte em muitos lugares. O número de acidentes com quedas faz com que haja preocupação, pois frequentemente ocasionam fraturas.
Dentre as mais comuns, estão as dos membros superiores, seja em ombro, cotovelo ou punho e as da face, podendo ser mais graves com traumatismo cranioencefálico severo. Fraturas múltiplas são extremamente comuns, o que causa uma limitação diária, sendo muitas por período prolongado. Nos membros inferiores, vê-se com frequência crianças que prenderam o pé na roda, causando lesões em tornozelo e pé. As medidas de prevenção aqui também são fundamentais. Antes de sair de casa, verificar o funcionamento dos freios e se os pneus estão cheios, assim como acertar a altura do banco. Além disso, não se esquecer do uso de capacete, que deve estar ajustado e fixo. Para uma proteção maior, considerar uso de joelheiras e cotoveleiras.
Deve-se usar roupa que não fique larga ou comprida nas pernas e o calçado deve estar bem amarrado, para que não engate na correia ou no aro da roda. O uso de chinelo não é bem-vindo, pelo risco de se soltar ou prender na corrente. Durante o trajeto, cuidar com a iluminação. Se for para praticar essa atividade à noite, preferir sempre ruas mais claras e não se esquecer de iluminação e sinalização na bicicleta. Dar preferência por caminhos que já se conhece, regulares, cuidando com bueiros e buracos.
Ao andar com mais pessoas, deve-se manter distância segura, considerando que a outra pessoa pode ter que desviar de alguma coisa ou frear repentinamente. Andar de bicicleta é uma atividade frequente, mas não se deve esquecer que ela é um veículo de transporte que tem todos os seus cuidados e regras de coletividade.
Dr. Vagner Messias é médico ortopedista do Hospital VITA (Curitiba-PR), especialista em ombro e cotovelo.
Website: http://cscom.net.br
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente