ANJ e Centro Knight lançam curso online sobre videojornalismo

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) e o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas promoverão, de 24 de julho a 20 de agosto, o MOOC “Videojornalismo: narrativas visuais para plataformas digitais”.

Dividido em quatro módulos semanais, o curso terá lições sobre a evolução das narrativas visuais no ambiente digital, aspectos como layout, usabilidade e funcionalidade, técnicas de roteiro, vídeo e preparo de entrevistas e ainda sobre elementos estéticos que ajudam a produzir interesse dos espectadores sobre os vídeos publicados.

Os MOOCs são massivos – milhares de alunos participam do treinamento ao mesmo tempo, o que torna impossível tirar dúvidas diretamente com os instrutores. Além do conteúdo em vídeo, o curso oferece tutoriais, materiais de leitura e espaço para debate em fóruns.

Ministram as aulas o editor assistente do Globo, Alessandro Alvim, e o fotojornalista e ex-editor da Folha João Wainer, que venceu o Prêmio Esso na categoria Telejornalismo pela cobertura dos protestos de 2013 e esteve no último 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, onde falou sobre a profissão de repórter fotográfico ao lado de Marlene Bergamo, Elvira Alegre e Elvira Lobato. No ano passado, Wainer já havia sido instrutor do MOOC “Produção de vídeos jornalísticos para a internet”, um dos mais exitosos do Centro Knight.

Embora tenha sido formulado para jornalistas, o curso não tem pré-requisitos e é aberto a todos que queiram aprender a produzir histórias em vídeo efetivas para plataformas digitais. Interessados podem ler o programa e se inscrever neste link.

Vale destacar que, apesar de cada módulo estabelecer prazos, todas as atividades do MOOC serão assíncronas. Isso significa, na prática, que os participantes poderão estudar, fazer os exercícios e assistir às vídeo-aulas (já previamente gravadas) nos horários de sua preferência.

Apesar de o MOOC ser gratuito, os participantes que desejarem receber certificado deverão cumprir todas as tarefas exigidas no curso, completando os testes e exercícios propostos. Também é preciso pagar uma taxa de US$ 30 em cartão de crédito internacional. O certificado não está associado a nenhum tipo de hora complementar.

O curso tem o apoio do Google News Lab.

Serviço 

Curso “Videojornalismo: narrativas visuais para plataformas digitais”

De 24 de julho a 20 de agosto

Inscreva-se aqui

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

Chef Guto Medeiros apresenta a “Mandioca de Rolo” no Mesa São Paulo 2024

Durante o Mesa São Paulo 2024, serão apresentados diversos pratos focados na sustentabilidade. O chef…

10 horas ago

A Uniphore foi reconhecida no Deloitte Technology Fast 500™ de 2024 como uma das empresas de crescimento mais rápido da América do Norte

Crescimento de 460% impulsionado pela demanda dos clientes por soluções completas de IA empresarial que…

10 horas ago

Estados Unidos, China e Reino Unido lideram o ranking mundial de adoção de IA segundo a Global AI Vibrancy Tool do HAI

A Índia e os Emirados Árabes Unidos complementam as cinco primeiras posições no ranking mundial…

10 horas ago

De chips de cérebro-computador a mudanças climáticas: o Dubai Future Forum 2024 prevê o futuro da humanidade

O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…

10 horas ago