Opinião

Antes de se dedicar à política, Levy Fidelix foi apresentador de TV

Fundador e presidente nacional do PRTB, partido do vice-presidente Hamilton Mourão, morreu vítima da Covid-19

Nas décadas de 1970 e 1980, Levy Fidelix comandou o programa ‘TV Informátika’ e trabalhou como publisher de revistas

O primeiro apresentador de tecnologia da história da televisão brasileira tornou-se mais uma vítima da Covid-19. Aos 69 anos, Levy Fidelix não resistiu às complicações da doença e morreu na noite da última sexta-feira, 23.

Leia mais:

Conhecido por sua trajetória na política, sendo fundador e presidente nacional do PRTB, partido ao qual o vice-presidente Hamilton Mourão é filiado, Levy Fidelix trabalhou como comunicador antes de seguir carreira como dirigente partidário e defensor do projeto do aerotrem — bandeira que sempre defendeu nas dez eleições que disputou, sendo que nunca foi eleito a nenhum cargo público.

Uma década antes de fundar o PRTB, José Levy Fidelix da Cruz apresentou o ‘TV Informátika’, atração que abordava assuntos do setor. O programa foi exibido durante anos na década de 1980, primeiramente pela Band e depois pelo SBT. Anteriormente, Levy Fidelix, que era formado em comunicação social, foi dono de uma revista sobre informática, a Interface, lembrou Guilherme Tagiaroli em reportagem publicada pelo portal UOL em 2014.

“Entrevistei Jânio Quadros, entrevistei Quércia, entrevistei Tancredo, entrevistei Ulisses”

Em suas redes sociais, o próprio Levy Fidelix lembrava de sua trajetória como apresentador de tecnologia na televisão. No YouTube, por exemplo, resgatou trecho de uma edição do ‘TV Informátika’ exibida em 1986. Na ocasião, o tema abordado foi algo ainda embrionário no país: a realização de feiras de informática. Ele analisou a briga política envolvendo duas entidades responsáveis pela organização desse tipo de evento. “Grande entrave”, lamentou o então profissional de imprensa.

No ano passado, quando foi mais uma vez candidato à prefeitura de São Paulo, Levy Fidelix participou do programa ‘Pânico’, da rede Jovem Pan, e o trabalho à frente do ‘TV Informátika’ foi comentado. Ele destacou, por exemplo, a importância que a produção conquistou junto a autoridades da época. “Entrevistei Jânio Quadros, entrevistei [Orestes] Quércia, entrevistei Tancredo [Neves], entrevistei Ulisses [Guimarães], entrevistei Roberto Campos”, afirmou.

Pioneiro na mídia agro e publisher de revistas

Segundo informações divulgadas pelo site oficial de Levy Fidelix, o político e comunicador não foi pioneiro apenas em levar a informática e assuntos de tecnologia para dentro da televisão brasileira. Isso porque na década de 1970, quando atuava como assessor de comunicação de agentes do poder, ele lançou o primeiro boletim sobre agronegócio do país, o ‘Agricultura Urgente’. Na esfera da imprensa, atuou ainda como publisher das revistas Governo & Empresa e O Poder. Por fim, foi chefe de comunicação da empresa Estaleiro da Amazônia (Estanave).

Levy Fidelix nos tempos como apresentador da ‘TV Informátika’. | Imagem: Reprodução/YouTube

Repercussão da morte

A morte de Levy Fidelix repercutiu na manhã deste sábado, 24. Além de registros em sites e emissoras de rádio e televisão, o falecimento do político movimentou as redes sociais, com o nome dele figurando na lista de assuntos mais comentados entre usuários do Twitter no Brasil. “Descanse em paz, homem do aerotrem”, publicou a equipe do dirigente partidário no perfil oficial dele na plataforma de microblogs.

Com a morte, internautas também resgataram um momento da participação de Levy Fidelix no debate eleitoral promovido pela Record TV entre candidatos à presidência da República em 2014. Na ocasião, o mandatário do PRTB foi questionado por Luciana Genro (PSol) qual seria seu posicionamento a respeito de casamento entre pessoas do mesmo sexo. Colocando-se contra a união homoafetiva, ele afirmou que “aparelho excretor não reproduz”.

Lançado na política partidária por Levy Fidelix, o general Hamilton Mourão lamentou a perda do correligionário. “Lamento o falecimento do fundador e presidente do PRTB, amigo Levy Fidelix. O movimento conservador brasileiro perde um dos seus principais representantes. Que o Nosso Senhor Jesus Cristo abençoe e conforte toda família”, publicou o vice-presidente da República.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Mulheres promovem empreendedorismo, capacitação e inclusão no setor educacional

Com foco em capacitação e inclusão escolar, professora cria projeto para apoiar educadores e famílias…

13 horas ago

Empresa de soluções de logística cresce 50%

A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…

13 horas ago

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

13 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

13 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

13 horas ago