Comunicação

Antes de ser “guru bolsonarista”, Olavo de Carvalho teve palco na imprensa

“Guru bolsonarista”. A mesma definição foi usada por dois veículos de comunicação concorrentes em notas sobre Olavo de Carvalho: Folha de S. Paulo e O Globo. O escritor, que havia sido diagnosticado com Covid-19, morreu na noite de ontem, aos 74 anos. Ele estava hospitalizado em Richmond, cidade do estado norte-americano da Virgínia.

Leia mais:

Além de definirem Olavo como “guru bolsonarista”, os dois jornais têm outro ponto em comum em relação ao escritor. Ambos foram, em sequência, empregadores dele. Em 1997, por exemplo, o palco dele na grande mídia passou a ser a Folha de S. Paulo, onde assinou coluna regular na seção ‘Folhetim’.

A relação profissional entre o autointitulado filósofo (que não chegou a concluir a graduação) com o Grupo Globo se deu de 2000 a 2005. No período, ele atuou como colunista da — hoje finada — revista Época e do jornal O Globo. Mudou-se para os Estados Unidos no mesmo ano que deixou de colaborar para as publicações da família Marinho.

As colaborações de Olavo de Carvalho para órgãos de imprensa foram além dos grupo Folha e Globo. Artigos formulados por ele ganharam vez em páginas de publicações como Zero Hora, Jornal da Tarde, Folha de Londrina, República, Primeira Leitura e Bravo. 193 escritos veiculados originalmente na mídia de 1997 a 2013 ganharam o mercado editorial por meio do livro O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. Comercializada pela Record, a obra foi organizada pelo jornalista Felipe Moura Brasil.

De 2006 a 2014, Olavo foi colunista do Diário de Comércio (jornal editado pela Associação Comercial de São Paulo). Artigos desenvolvidos para a publicação também tiveram vez no livro que vendeu mais de 200 mil exemplares. Ao noticiar a morte do articulista, o veículo o definiu como “mestre” e lembrou ter sido o último reduto que ele encontrou na imprensa brasileira.

Sempre provocador, Olavo acabou ignorado pela maioria dos meios de comunicação

“Polêmico, o escritor era contundente ao defender seu ponto de vista liberal e sua visão judaico-cristã de mundo”, afirma a equipe do Diário do Comércio. “Sempre provocador, Olavo acabou ignorado pela maioria dos meios de comunicação, mas encontrou espaço no DC. Como prezamos pelo bom jornalismo, acreditamos que o confronto de ideias seja necessário para a evolução da sociedade brasileira, que tem em seu pluralismo uma das principais características. E Olavo foi mestre em confrontar a visão corrente de mundo… estivesse certo ou errado em suas posições.”

Hoje definido como “guru bolsonarista” por dois de seus antigos empregadores, Olavo de Carvalho, que por quase duas décadas consecutivas teve espaço recorrente na imprensa como colunista, deixa a mulher, Roxane, oito filhos e 18 netos. “A família agradece a todos os amigos as mensagens de solidariedade e pede orações pela alma do professor”, registrou o perfil do escritor no Twitter.

Compartilhe
2
2
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Musk anuncia lançamento do chatbot Grok para assinantes do X

A xAI, startup de Inteligência Artificial (IA) do bilionário Elon Musk, lançou o Grok, chatbot…

4 minutos ago

Empresa cria plataforma para prefeitura de Cariacica (ES)

A 3P Brasil, empresa que atua com implementação e gestão de tecnologia, é a instituição…

15 minutos ago

Regulamentação de sustentabilidade impulsiona transformação nos relatórios corporativos, conforme nova pesquisa da Workiva

A maioria (81%) das empresas não sujeitasàDiretriz de Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (CSRD) da União…

35 minutos ago

PodBrasil oferece programação especial durante a Agrishow

O PodBrasil apresenta uma programação especial (ao vivo) para discutir temáticas voltadas ao universo do…

55 minutos ago

Justiça exclui PIS/Cofins da base de cálculo do ICMS

Decisões da justiça do Estado de Rondônia garantiram a contribuintes o direito de exclusão do…

1 hora ago

Conab divulga estimativa de produção de soja e milho

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, em 11 de abril, um novo boletim com…

2 horas ago