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Aparatos tecnológicos se tornam indispensáveis para consumidores

O setor de varejo está passando por várias transformações e vem ganhando cada vez mais aparatos tecnológicos com a aprovação dos consumidores. De acordo com a pesquisa realizada pela consultoria Opinion Box e a empresa de tecnologia e marketing Dito, 86% dos entrevistados acreditam que a tecnologia contribui no processo de compra e 56% já utilizam QR Code para efetuar o pagamento de suas aquisições. As ferramentas favoritas para pagamento costumam ser as carteiras digitais, com 53% de aprovação, e os chatbots, com 30%.

A pesquisa também revela as estratégias preferidas dos consumidores quando há integração entre os meios físico e digital. Em 87% das situações, as pesquisas de preço realizadas em loja física resultam em compra no formato online. Em outro caso, 80% dos entrevistados afirmaram que, primeiro, pesquisam virtualmente um produto para depois comprar na loja física. Mais uma estratégia citada por 78% dos consumidores foi o ato de comprar online e retirar no ponto físico posteriormente.

Para Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Complexo Multiuso de São José dos Campos – fundado por Ronald Levinsohn (1935 – 2020) –, dados apontados nas pesquisas sobre o setor de varejo revelam a importância do estudo de tendências. “Os varejistas que desejam aumentar suas vendas e fazer o próprio negócio crescer, devem ficar atentos aos desejos e preferências dos consumidores, principalmente no quesito tecnologia. Pesquisas desenvolvidas por empresas especializadas são de grande ajuda para esses varejistas”, opina.

Dados da pesquisa ainda revelam que 72% dos entrevistados esperam que as lojas onde adquirem seus produtos os reconheçam como indivíduos únicos e passem a identificar seus interesses de consumo. De encontro a esse fator, 73% afirmaram já optar por consumir em marcas que já proporcionaram esta experiência personalizada.

Os lojistas se mostram cada vez mais abertos em aplicar a tecnologia gerada por Inteligência Artificial para auxiliar na comunicação personalizada e demais serviços utilizados pelos consumidores, aponta a diretora de marketing.

“À medida em que as próximas gerações ganham poder de compra, a aplicação de IA se enraíza e se fortalece mostrando a sua necessidade nas operações de vendas. Os varejistas não perdem tempo e passam a fornecer com mais frequência, por exemplo, mensagens de marketing digital personalizadas e opção de pagamento via celular. Por isso, 2023 chega forte trazendo mais inovações tecnológicas para o setor abraçadas tanto por clientes quanto por lojistas”, finaliza Priscilla.

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