Portal Comunique-se

Após 15 anos, Folha atualiza manual de redação com “procedimentos jornalísticos que surgiram na internet”

nutra brasil - topo mega banner

O 95º aniversário da Folha de S. Paulo chegou com novidades. Desde 2001 sem ser atualizado, o manual de redação do impresso ganhará reformulação. Segundo o jornal, a ideia é incluir “procedimentos jornalísticos que surgiram na internet”. Quem acessar o novo manual vai perceber, também, que ele será mais enxuto do que o atual.
A Folha afirma que o manual será lançado ainda neste ano, mas não divulgou data oficial. A primeira versão do material foi publicada em 1984, sendo que de lá para cá três atualizações foram feitas nos anos 1987, 1991 e 2001. O impresso comenta que, na última modificação, o livro não contemplou as novas rotinas digitais.
Editor de Opinião e coordenador da comissão do manual, Uirá Machado comenta a alteração. “O manual atual é o mais longevo de todos – e justamente num momento em que o jornalismo passa pelas transformações mais profundas. A nova versão pretende lidar com essas mudanças”.
A previsão é que o livro aborde a padronização de estilo específica para as versões digitais da Folha e discussões éticas envolvendo o ambiente das redes sociais. O impresso adianta que informações encontradas facilmente na internet deixarão de aparecer no manual, permitindo, assim, que a versão fique mais enxuta. “O anexo que contém o significado de siglas usadas com frequência, por exemplo, deixou de ter sentido”, comentou Machado.

Compartilhe
0
0

Tácila Rubbo

Formada em jornalismo pela Fiam-Faam. Foi trainee de redação do Portal Comunique-se de setembro de 2016 a abril de 2018. Começou na empresa como estagiária, função que desempenhou por um ano e dez meses. Depois, foi a responsável pelo conteúdo de parceiros publicado no site, avaliando os materiais recebidos e mantendo contato com os “articulistas-parceiros”. Cuidou de produções externas e, claro, produziu notas e reportagens especiais. Desde maio a agosto de 2018, foi analista de social media do Grupo Comunique-se.

nutra brasil - topo mega banner