Após prisão na Venezuela, jornalistas da Record TV voltam ao Brasil

Na manhã desta segunda-feira, 13, retornaram ao Brasil os jornalistas da Record TV, Leandro Stoliar e Gilson Fred Oliveira. Os profissionais foram presos na cidade de Maracaibo, estado de Zulia, no noroeste da Venezuela. Na ocasião, eles gravavam série de reportagens para o ‘Jornal da Record’, sobre denúncias de corrupção envolvendo financiamentos do BNDES, que favoreciam empreiteiras brasileiras, inclusive a Odebrecht, citada nas investigações da Operação Lava Jato. As informações são do R7.

Em entrevista ao ‘Balanço Geral’, Stoliar afirmou que sentiu alívio por voltar ao Brasil. “Quando a gente é preso em um país onde existe a ditadura e a polícia está acima da lei – e nós fomos presos pela polícia política –, a gente acha que não vai sair mais, e a informação que eles dão é que a gente não vai mais embora”, disse o repórter.

Além disso, Stoliar disse que a polícia venezuelana retirou os meios de comunicação disponíveis à equipe da Record TV e confiscou computadores, celulares, câmera e outros equipamentos de trabalho. “A gente voltou com a roupa do corpo e uma mochila que a gente conseguiu separar”, informou.

Entenda o caso
Stoliar e Oliveira foram detidos por agentes da polícia política local em pleno exercício da profissão quando investigavam denúncias de pagamento de propina da Odebrecht a servidores venezuelanos. Ainda de acordo com o R7, a equipe de reportagem ficou mais de 30 horas presa em sala do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin).

Os repórteres foram fichados, interrogados e passaram a ser observados a todo o tempo, inclusive quando iam ao banheiro. “A gente foi tratado como criminoso quando, na verdade, estávamos fazendo apenas o nosso trabalho”, ressaltouStoliar.

O profissional informou que as autoridades brasileiras deram a assistência necessária, mesmo não havendo representação diplomática em Maracaibo. A equipe foi liberada por volta de 1h15 da madrugada de domingo e permaneceu no lobby de um hotel na cidade de Macaibro até pegar o voo de volta para o Brasil. Não havia quartos disponíveis, mas o repórter conta que, no empreendimento, eles foram alimentados e receberam bom atendimento.

Em nota, a Record TV afirma que repudia este tipo de estratégia violenta e típica de regimes que desprezam a democracia para impedir o trabalho jornalístico. E reafirma seu compromisso com a investigação conduzida em vários países.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgou nota oficial informando que solidariza-se com a emissora e os jornalistas atingidos por esse inominável ato de violência. “Esperamos que o Governo de Nicolás Maduro se penitencie do grave erro cometido e peça desculpas aos profissionais pela sua prisão, ocorrida em flagrante litígio com o texto dessa convenção internacional”.

Para a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a detenção dos jornalistas foi absurda e “um atentado à liberdade de expressão e de imprensa”. A entidade declarou, ainda, que espera que equipamentos e celulares apreendidos sejam devolvidos aos profissionais e que o governo brasileiro cobre explicações da Venezuela.

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

A AM Best Afirma Classificações de Crédito da Junto Resseguros S.A. e Junto Seguros S.A.

AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…

19 horas ago

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

19 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

19 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

19 horas ago

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

19 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

19 horas ago