Categories: noticias-corporativas

Aquecimento do varejo abre espaço para lojas em centros comerciais

São Paulo 21/10/2020 – “Os strip malls reúnem um mix de serviços e conveniências perfeito para quem mora em seu entorno ou está de passagem pelo local”, diz Marcos Saad

Os tempos de retração do varejo, intensificados no mês de março, ficaram para trás. Com uma média de crescimento de 8% por semana, a aceleração e retomada das vendas ganhou força em junho e abriu inúmeras oportunidades para centros comerciais de bairro, os strip malls.

Segundo dados da Adyen, processadora de pagamentos de empresas como Via Varejo, Magazine Luiza, Dafiti e OLX, na segunda semana de julho, o varejo físico já havia recuperado o desempenho da primeira semana de janeiro. As 19 semanas de retração foram, portanto, superadas.

Todo esse cenário promissor abre oportunidades para os strip malls, centros comerciais de bairro tradicionais nos Estados Unidos e que têm ganhado cada vez mais espaço no Brasil.

“Os strip malls reúnem um mix de serviços e conveniências perfeito para quem mora em seu entorno ou está de passagem pelo local”, explica Marcos Saad, fundador da MEC Malls, que faz o desenvolvimento e gestão desta modalidade de centro comercial há 30 anos. “Com o aquecimento do varejo, as possibilidades para os lojistas são maiores e mais rentáveis”, completa.

O mix ideal de um strip mall contempla serviços e produtos que façam parte da rotina do consumidor. Supermercado, drogaria, pet shop, cabeleireiro, agência lotérica, doceria, esmalteria, academia e outras facilidades podem ser alocados nesse espaço – e o melhor é que não há concorrência entre eles.

“Ao contrário dos shopping centers, que representam um gasto maior para o lojista, que gasta muito com aluguel e condomínio, os strip malls oferecem custos de ocupação mais atraentes, mantendo a segurança e as possibilidades de ganhos ao varejista”, completa Mário Thurler, sócio-fundador da MEC Malls.

De acordo com a mais recente Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, as vendas no varejo tiveram o maior resultado de crescimento para um mês de julho em 20 anos e a terceira alta consecutiva em 2020. Os segmentos que mais cresceram foram os de móveis e eletrodomésticos (26,4%), seguidos por artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (13,4%), e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (9,9%).

“Temos muitas possibilidades de negócio para os strip malls. Há diversas marcas que, inclusive, migraram dos shoppings tradicionais para esses centros comerciais, que são igualmente eficientes, seguros, convenientes, porém mais econômicos diante da necessidade de revisar gastos e organizar as finanças”, conclui Saad, que também preside a ABMalls (Associação Brasileira de Strip Malls).

Website: http://www.mecmalls.com

Compartilhe
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Setor imobiliário cresce 88%, mas 2025 terá desafios

Estudo da Grant Thornton revela também aumento na receita das incorporadoras e alerta sobre os…

1 dia ago

Elite troca luxo por experiências, aponta a we.arch

Movimento global aponta mudança nos valores de consumo da elite econômica, que passa a priorizar…

1 dia ago

Investimentos em tecnologia impulsionam o setor portuário

O governo e o setor privado priorizam a inovação e as soluções tecnológicas como componente…

1 dia ago

Coolab lança sua 1ª campanha institucional com artistas

Coolab reúne principais artistas e influenciadores brasileiros em sua 1ª campanha institucional

1 dia ago

Mercado de logística de US$ 11,2 tri atrai desenvolvedoras

Com cerca de 80% das empresas brasileiras enfrentando problemas de eficiência operacional, consultorias de TI…

1 dia ago

Mercado on-line aposta em galpão urbano para logística em SP

Parceria entre Trela e GoodStorage visa garantir frescor de alimentos e estrutura climatizada. Operação em…

1 dia ago