Categories: noticias-corporativas

Arie Halpern: a linha tênue entre a produtividade e a vigilância

14/5/2020 – A tecnologia de monitoramento levanta uma série de questões sobre privacidade.

Entre os diversos outros aspectos de nossas vidas que estão sendo alterados pela pandemia da Covid-19, está o trabalho remoto. Embora esse seja um tema que esteja em pauta já há alguns anos e muitas empresas, especialmente as que surgiram na era digital, o tenham incluído em suas práticas e políticas, o home-office estava longe de ser a regra. Até que a necessidade de distanciamento social forçou milhões de pessoas no mundo a trabalhar remotamente. Segundo uma pesquisa do MIT, a quantidade de pessoas que passaram a trabalhar em casa, em março, nos Estados Unidos, aumentou 34%.

Resolvidos os aspectos relacionados à tecnologia e passado o feito da novidade, surgem questões práticas e culturais. Apesar da quase unanimidade em torno do ganho de produtividade, atestados por pesquisas como uma recente realizada pelo LinkedIn e USA Today que constatou aumento de mais de 50%, persiste uma espécie de viés inconsciente em relação ao trabalho remoto. Há uma desconfiança de que longe dos “olhos do dono” (ou do chefe), os profissionais não cumpram sua jornada de trabalho.

Aumento na demanda por softwares de monitoramento

Com milhares de pessoas trabalhando em casa, muitas empresas estão buscando maneiras para se certificar de que seu pessoal está fazendo o que precisa ser feito, ou seja, fazendo seu trabalho. A demanda por softwares que monitoram a atividade de funcionários por meio da verificação de digitação, fotos feitas com a câmera do notebook e o tempo despendido em programas como Word ou Excel, e em páginas de sites ou mídias sociais, aumentou significativamente.

Alguns argumentam que é uma forma de manter a motivação e a produtividade de suas equipes, evitando que o isolamento do trabalho remoto afete o ânimo das pessoas. Nessa perspectiva, surgiram softwares que recriam virtualmente o ambiente de um escritório, nos quais as pessoas podem exibir uma porta fechada, caso estejam ocupadas. Mas que também permitem que um chefe ou colega fale com o outro a qualquer momento, sem aviso prévio ou necessidade de chamada, o que pressupõe que todos tenham de estar a postos permanentemente, com câmeras e microfones ativados.

Para outros, o monitoramento dilui a fronteira entre trabalho e vida pessoal e saber que sua atividade está sob escrutínio permanente é motivo de ansiedade e estresse.

A tecnologia de monitoramento levanta uma série de questões sobre privacidade. Há uma linha tênue entre a preocupação em manter a produtividade e a “vigilância” excessiva ou intrusiva. E, provavelmente, somente a prática e o tempo nos levarão a estabelecer os limites de cada lado.

Website: http://www.ariehalpern.com.br/a-linha-tenue-entre-a-produtividade-e-a-vigilancia/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Turismo: 90% dos brasileiros planejam viajar no verão

Pesquisa da Booking ainda informa que os destinos domésticos são preferência. Diretor da Rede Nacional…

12 horas ago

Macke Consultoria movimenta R$ 2 bilhões em 2024

Em 2024, a Macke Consultoria movimentou cerca de R$ 2 bilhões em recursos para inovação,…

12 horas ago

Avène promove aula de proteção solar para alunos da CBVela

A aula abordou temas como a importância do cuidado com a pele na infância e…

12 horas ago

Tendências de casamento levam casais a economizar nas festas

Fazer os trabalhos de papelaria em casa, aumentar o prazo de preparo e chamar "poucos…

12 horas ago

Rio recebe a 12ª Tattoo Week, um dos maiores festivais de tatuagem do mundo

Com mais de 220 expositores, o festival acontece em janeiro e receberá profissionais reconhecidos, apresentará…

12 horas ago

Desenvolvimento de soft skills redefine a atuação de profissionais de TI

Adaptabilidade, colaboração e visão estratégica são qualidades que se tornam ainda mais relevantes em um…

12 horas ago