O LinkedIn divulgou, na última semana, a lista das “buzzwords” brasileiras, palavras que de tão usadas em perfis da plataforma, já perderam sua força e se tornaram chavões ou clichês. Este é o quarto ano consecutivo que a rede social profissional anuncia a lista. Pela primeira vez, “especializado” alcançou o topo do ranking e ocupou o lugar de “responsável” que liderava desde 2013.
De acordo com o LinkedIn, a iniciativa faz parte da campanha global da companhia #startsomething que acontece sempre em janeiro, mês em que os usuários fazem o maior número de atualizações nos perfis. Com a ação, a plataforma tem como objetivo incentivar as pessoas a completarem seus dados profissionais e usarem linguagem natural ao descrever suas funções e habilidades.
Para divulgar as palavras do ranking, os responsáveis pela plataforma criaram peças mostrando como seria se personalidades históricas – como William Shakespeare, Leonardo da Vinci e Cleópatra –, utilizassem esses clichês para descreverem suas habilidades.
“Empresas e candidatos buscam hoje uma melhor combinação de cultura e valores. Para que isso aconteça, é necessário que as pessoas se descrevam de forma verdadeira e espontânea, evitando palavras e frases que já viraram lugar comum”, afirma a gerente sênior de comunicação do LinkedIn para América Latina, Fernanda Brunsizian.
Confira a lista completa de buzzwords brasileiras de 2016:
- Especializado
- Líder
- Estratégico
- Focado
- Responsável
- Com experiência
- Inovador
- Apaixonado
- Criativo
- Excelente