Na nova era da comunicação, uma coisa é certa: o assessor de imprensa precisa aprender marketing digital. Digo isso até por uma questão de sobrevivência. O jornalista que não vê nenhuma ligação entre essas áreas tem que rever urgentemente este conceito.
Com as mudanças na forma como as empresas estão se comunicando, a integração entre todos os braços da comunicação e do marketing é fundamental. Isso, por si, já explica a necessidade de capacitação em marketing digital para jornalistas.
E o conhecimento não é apenas para que o assessor entenda o que o departamento de marketing, por exemplo, espera com as aparições da empresa na mídia. Serve, também, para que você esteja pronto para prestar serviços de marketing digital para o cliente ou a organização na qual atua. Mais cedo ou mais tarde surgirá essa possibilidade e é preciso estar pronto.
Você já conseguiu um excelente espaço na mídia para um cliente e teve, como feedback dele, algo como: “Bacana, mas não recebi nenhum contato por essa aparição”? Eu já tive essa desagradável experiência, e mais de uma vez.
Sim, por mais que expliquemos o conceito de assessoria de imprensa, a questão do fortalecimento da marca, da mídia espontânea, ainda ouvimos reclamações desse tipo. E o motivo é simples: o cliente quer vender, quer ganhar dinheiro, quer resultado concreto.
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Por isso, é cada vez mais difícil trabalhar somente com assessoria. É preciso atuar paralelamente com marketing digital para gerar leads.
Ser capaz de atender as diversas demandas do mercado é um diferencial, um grande atrativo. Dificilmente você verá um cliente disposto a te contratar para assessoria, fechar com outra agência para produzir conteúdo para o site, acertar com uma terceira para gerenciar as redes sociais e ainda ter um quarto fornecedor para fazer e-books. Isso, além de insano para o cliente administrar no dia a dia, torna o processo muito mais caro.
Então, você tem que estar preparado para atender todas as necessidades. Claro que dentro do que for possível, sem comprometer a qualidade do atendimento e dos serviços. Por isso o senso de parceria é tão fundamental nesta nova era da comunicação digital, na era das agências full service. Você pode repassar o job para um colaborador ou mesmo terceirizar para outra agência, mantendo tudo debaixo da sua “asa”.
Centralizar tudo em você vai gerar mais conforto, economia e segurança ao cliente.
O Google é a maior vitrine para qualquer negócio. E como muitos artigos e releases enviados para a imprensa são publicados na íntegra na internet, seja em blogs ou sites, é muito importante que eles tenham técnicas de SEO.
Ou seja, os materiais precisam ser escritos de forma para rankear bem nos buscadores. De nada adianta o texto estar impecável se não for otimizado para se posicionar nas primeiras páginas no Google. Lembre-se: o cliente quer vender, quer contatos, quer leads.
Novos tempos, novas formas de comunicação.
Isso parece óbvio, mas, na prática… Inclusive porque a tendência é abraçarmos outros serviços, como produção de conteúdo para blogs e gerenciamento de redes sociais, como se fizessem parte das atribuições de assessor de imprensa. Tudo para “não perder o cliente”.
Já os clientes, muitas vezes, desconhecem as tarefas do assessor e acham que tudo que se refere à comunicação é responsabilidade do assessor.
E é aí que precisamos entrar em ação e nos posicionar, educar o mercado. São serviços independentes. Complementares, sim, e totalmente possíveis de serem realizados por um mesmo jornalista ou agência, mas que precisam ser negociados um a um.
Não podemos prestar diversos serviços e sermos remunerados por um. Caso contrário, o assessor de imprensa viverá o mesmo problema que colegas de redação estão passando, cada vez mais sobrecarregados e sem a devida remuneração. Mas essa valorização depende muito de nós.
Se você tem uma agência (mesmo que seja uma “eugência”) e precisa de ajuda para implementar serviços de marketing digital, conte comigo.
A consultoria te ajudará a visualizar como trabalhar com novos produtos, montar uma rede de colaboradores, identificar potenciais clientes e até precificar esses serviços digitais.
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