Assessoria de imprensa não é Marketing Digital e vice-versa!

As infinitas possibilidades que surgem diariamente nesta nova era da comunicação fazem com que algumas situações precisem ficar bem claras, tanto para nós, profissionais de comunicação, quanto para o mercado. E uma delas é que assessoria de imprensa não é Marketing Digital e vice-versa.

Em 31 de outubro, tive a honra de participar, como convidado, de uma mesa redonda da 2ª edição do ENASSI (Encontro Nacional de Assessores de Imprensa), na Assembleia Legislativa de São Paulo. No evento, fiz questão de ressaltar que nós, da área, temos esse importante papel de mostrar aos clientes a diferença entre essas duas atuações.

Obviamente que a comunicação integrada, com trabalho de assessoria de imprensa e Marketing Digital, é o cenário ideal, dos sonhos. E, de preferência, com o trabalho sendo feito por uma mesma agência ou um mesmo jornalista prestador de serviço.

Entretanto, o que muitas vezes o mercado vê é que a assessoria de imprensa, além de precisar conseguir mídia espontânea, se relacionar com jornalistas, fazer follow, agendar entrevistas e produzir releases e artigos, também deve gerenciar redes sociais, criar anúncios (em redes sociais e no Google), editar vídeos, escrever e diagramar e-books, elaborar páginas de captura e por aí vai.

Curso prático de Marketing Digital para jornalistas: clique aqui e inscreva-se! 

Eu mesmo, na RZT Comunicação, já precisei deixar bem claro em algumas reuniões com clientes que são produtos complementares, mas distintos. Neste caso, até mesmo a nomenclatura muda – é mais adequado falar em assessoria de comunicação do que assessoria de imprensa.

Repito: não há problema nenhum em fazer todos esses serviços. Muito pelo contrário! O jornalista de hoje precisa estar capacitado para desenvolver todas essas atividades acima, algumas delas inimagináveis até pouco tempo, mas é fundamental expor as diferenças entre os serviços.

Essa doutrinação ao mercado se faz necessária especialmente pelo reconhecimento justo que devemos ter. Caso contrário, tanto agências quanto assessores trabalharão mais, terão responsabilidades muito maiores, por uma remuneração incompatível. Exatamente como vem ocorrendo nas redações.

Material de apoio

Quer entender um pouco mais sobre Marketing Digital e produção de conteúdo? Baixe os e-books abaixo e comece a se preparar para esta nova era da comunicação.

Inscreva-se na próxima turma do curso “Marketing Digital para jornalistas”!

GRÁTIS: E-book Introdução ao
Inbound Marketing para jornalistas

GRÁTIS: Glossário de Marketing Digital
para jornalistas

Compartilhe
WhatsappWhatsappFacebookFacebookGmailGmailTelegramTelegramLinkedinLinkedinTwitterTwitterPinterestPinterest
AddThis Website Tools
Almir Rizzatto

Jornalista, especialista em marketing digital, consultor, instrutor de cursos e fundador da Escola Digitalista e da agência RZT Comunicação.

Recent Posts

AI/R Acelera Personalização em Escala com o Último Marco em Adobe da Webjump

Quinta especialização em Adobe da Webjump ressalta seu compromisso com a inovação e a excelência…

1 dia ago

CEMVITA ASSINA ACORDO COM O GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL PARA INSTALAR PLANTA INDUSTRIAL NO SUL DO BRASIL

A Cemvita, empresa norte-americana de biotecnologia industrial, assinou hoje um termo de engajamento com a…

1 dia ago

Recuperar é treinar: técnicas ganham espaço nas academias

Métodos como massagem, liberação miofascial, crioterapia e uso de roupas de compressão deixam de ser…

1 dia ago

Edifício no Leblon homenageia pioneiro da medicina nuclear

O edifício José Augusto Villela Pedras, na Av. Delfim Moreira, Leblon, homenageia o pioneiro da…

1 dia ago

Manpower e FIEP contratam em 33 cidades do Paraná

A empresa ManpowerGroup Brasil, em parceria com o Sistema FIEP está com vagas abertas nas…

1 dia ago

Interactive Brokers lança versão 1.0 do IBKR Desktop, oferecendo uma experiência de negociação abrangente em uma única plataforma

Nova plataforma combina inteligência de mercado, descoberta de produtos e ferramentas de execução em uma…

2 dias ago