Atentados à liberdade de imprensa no Brasil

Relatório de Liberdade de Imprensa, que registra casos de cerceamento à liberdade de expressão de jornalistas brasileiros

A Associação Nacional de Jornais (ANJ), com colaboração inédita da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), publicou na última semana a mais nova edição de seu Relatório de Liberdade de Imprensa, que registra casos de cerceamento à liberdade de expressão de jornalistas brasileiros de setembro de 2016 a setembro de 2017.

O documento apresenta um resumo das agressões, ameaças, censuras judiciais, detenções, intimidações, insultos, atentados, ataques e de casos de vandalismo e assassinato de jornalistas nos últimos doze meses.

Foram 73 registros no total. Segundo o relatório, os casos mostram que persiste “a intolerância e a falta de conhecimento do real papel da imprensa” no país.

As agressões tiveram o maior número de ocorrências: o relatório registrou 30 episódios em que pelo menos 55 jornalistas ficaram feridos. Alguns dos episódios mais violentos foram a greve geral no país organizada em abril deste ano, um protesto contra as reformas trabalhista e da previdência em maio e uma manifestação contra o governo federal em 7 de setembro de 2016 em Fortaleza.

O relatório contabilizou ainda 12 casos de ameaça – oito em 2016, quatro em 2017 – e dez detenções – três em 2016, sete em 2017. Houve também um episódio em que 30 homens recolheram suplementos do jornal Extra e exemplares do jornal O Fluminense em Niterói, após a publicação de reportagens sobre denúncias do Ministério Público contra Eduardo Gordo, ex-presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, que é cidade vizinha.

O documento dá destaque aos casos de censura judicial, que, entre setembro de 2016 e setembro de 2017, foram três. Entre eles, está episódio de fevereiro deste ano, quando a primeira-dama Marcela Temer entrou com ação pedindo a censura de reportagens dos jornais O Globo e Folha de S.Paulo antes que fossem publicadas.

“Apesar de o Supremo Tribunal Federal, em diversas oportunidades, já ter deixado claro o caráter pétreo do princípio da liberdade de imprensa na Constituição brasileira, em que não cabe nenhum tipo de controle prévio à divulgação de informações, prosseguem os casos de censura judicial”, diz o relatório. “São decisões geralmente revogadas pelas instâncias superiores do Poder Judiciário, mas se constituem em flagrante desrespeito a um princípio constitucional”.

Houve um assassinato de jornalista no Brasil desde setembro de 2016: o do jornalista e proprietário do jornal O Grito, Maurício Campos Rosa. O crime ocorreu em Santa Luzia, em Minas Gerais. Em 2017, nenhum jornalista foi assassinado.

“É importante assinalar que a maioria desses casos não resultou em apuração policial, abertura de inquéritos, processos e condenações”, declara o documento. “A impunidade, ao lado da intolerância com a liberdade de imprensa, segue sendo a principal razão dos inúmeros casos contra o exercício da atividade jornalística”.

A ANJ produz relatórios sobre a liberdade de expressão no Brasil desde 2004. Os arquivos dos anos anteriores podem ser encontrados aqui.

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

Negócios do BTP estão crescendo para empresas brasileiras fornecedores de SAP

Empresas no Brasil que buscam soluções para atender às suas necessidades de negócio específicas estão…

11 minutos ago

SVITZER COMPLETA ENTREGA DE SÉRIE DE REBOCADORES NO BRASIL

Rio de Janeiro - 07 de maio de 2024 - A Svitzer, fornecedora líder global…

6 horas ago

Tradu lança exchange de criptomoedas, economizando aos clientes até 95% em taxas de negociação

Tradu, a poderosa plataforma de negociação de múltiplos ativos, lançou uma nova exchange de criptomoedas…

6 horas ago

SVITZER COMPLETA ENTREGA DE SÉRIE DE REBOCADORES NO BRASIL

Copenhagen Ø/ 8/5/2024 - Rio de Janeiro - 07 de maio de 2024 - A…

6 horas ago

Tradu lança exchange de criptomoedas, economizando aos clientes até 95% em taxas de negociação

LONDRES (Inglaterra) 8/5/2024 - Tradu, a poderosa plataforma de negociação de múltiplos ativos, lançou uma…

6 horas ago