Categories: Comunicação

Aula de natação na infância contribui para o desenvolvimento

A escola de natação infantil vai além de apenas ensinar a nadar. Ela proporciona um ambiente seguro e estimulante, onde as crianças aprendem habilidades aquáticas fundamentais enquanto desenvolvem confiança e disciplina. 

Todas as habilidades desenvolvidas na infância tendem a estabelecer uma base sólida para o crescimento e o sucesso futuro da criança. Além disso, a natação é uma atividade física completa de fortalecimento muscular, coordenação motora e atividade cardiovascular.

“Ao matricular seu filho em uma escola de natação, você está investindo no desenvolvimento global dele. A interação com outras crianças, a orientação de professores especializados e a introdução ao meio aquático são experiências enriquecedoras que contribuirão para a formação dele”, afirma Monica Marques, sócia e diretora técnica da Cia Athletica.

Se praticada com regularidade, a natação é uma excelente medida para combater a obesidade infantil. Para uma criança que já está acima do peso também é o exercício ideal porque os movimentos na água são mais fáceis e oferecem menos impacto nas articulações.

Os movimentos coordenados, realizados com dois lados do corpo, permitem que a criança tenha um desenvolvimento de músculos, ossos e de sua coordenação motora, além de melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e até a postura. 

“O exercício é essencial para o crescimento de células cerebrais e novos neurônios, então, uma atividade física completa como a natação vai acelerar o desenvolvimento cognitivo das crianças”, ressalta Marques. 

Durante as aulas de natação, as crianças vão adquirir noções básicas de segurança nos ambientes aquáticos, como aprender a flutuar e o controle da respiração debaixo d’ água.

Essas informações serão muito úteis em qualquer ambiente aquático que as crianças estiverem. Consequentemente, elas aprendem a enfrentar desafios na água, desenvolvendo habilidades emocionais para lidar com pressões futuras. Em caso de um acidente, ela saberá como deve se comportar até que a ajuda chegue.

Além disso,  as crianças podem desenvolver comportamentos mais seguros também fora da piscina, como não caminhar ou correr perto demais da borda ou até mesmo só entrar na água quando um adulto estiver por perto.

Para a sócia e diretora técnica da Cia Athletica, a socialização também é um benefício da modalidade. “Elas vão aprender a fazer mais amigos e vai permitir o aumento da sua socialização porque a maioria dos locais oferecem essa atividade em grupo. As crianças aprendem a observar, esperar a sua vez e manter contato com outros praticantes da mesma idade e trocar experiências. Ao participar de um grupo, têm a oportunidade de aprender que brincadeiras são permitidas e as que não são, como tratar os amigos e, assim, desenvolvem responsabilidade sobre as próprias ações.”

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Cúpula Ministerial Global sobre Segurança do Paciente homenageia Joe Kiani, fundador da PSMF

A Patient Safety Movement Foundation abre a 11ª Cúpula Mundial Anual de Segurança do Paciente,…

2 dias ago

Innovex e Dril-Quip concluem fusão, ao criar plataforma industrial de energia única

Innovex International começa a ser negociada na NYSE sob o símbolo "INVX" em 9 de…

2 dias ago

Kami Shoji vai analisar fibras com tecnologia da ABB

Ao adquirir novo testador de fibras, empresa japonesa espera criar papéis de aplicações especiais

2 dias ago

Esporte Clube Sírio promoverá sessão de cinema com o filme “O casamento de Ali”

A sessão será neste dia 7 de setembro, às 16h, na Sala Palmira.

2 dias ago

SindHosp fecha parceria com o consulado britânico para resolver desafios na área

Como Brasil e Reino Unido podem colaborar para resolver alguns de seus maiores desafios na…

2 dias ago

Websérie fala de dilema no diagnóstico da esclerose múltipla

Produzida pela Amigos pela Esclerose, a websérie “Informação é o melhor remédio” busca trazer temáticas…

2 dias ago