Categories: noticias-corporativas

Aumento no Crédito Consignado do INSS vale até dezembro: como solicitar?

São Paulo, SP 3/11/2020 –

Aumento no Crédito Consignado do INSS vale até dezembro: como solicitar?

No dia 2 de outubro de 2020 o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União a Medida Provisória Nº 1.006, que aumentou 5 pontos percentuais no valor disponível para empréstimos consignados para beneficiários do INSS.

Com a ampliação, a chamada margem consignável passou então de 35% para 40%, sendo que 5% desse total continuam exclusivos para a opção de cartão de crédito consignado.

A alteração foi uma solicitação de entidades e do próprio Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito de beneficiários em caráter emergencial devido à pandemia de COVID-19.

Para se ter uma ideia dessa necessidade, os empréstimos na modalidade tiveram aumento de 25% no primeiro semestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado.

Porém, os aposentados e pensionistas que desejam esse dinheiro extra, têm que correr contra o tempo para garantir essa e outras vantagens aprovadas para o período.

MP tem validade só até 31/12

Isso porque, assim como outras medidas aprovadas para categoria no período de pandemia – como a redução da taxa de juros e aumento da quantidade de parcelas -, a validade da nova MP vai apenas até o final de dezembro de 2020.

Portanto, faltam menos de 2 meses para os beneficiários do INSS aproveitarem essas mudanças e garantirem melhores condições e maiores valores com o empréstimo consignado.

A boa notícia para os interessados é que os bancos já estão oferecendo empréstimos consignados com a nova margem de 40% e toda o processo de negociação e contratação podem ser feitos de forma online.

Como solicitar o Consignado com a nova margem?

Com as novas regras, na prática agora aposentados e pensionistas podem contratar empréstimos maiores para pagar em até 84 parcelas. O valor máximo possível para o empréstimo, representará até 40% do valor do benefício pago pelo INSS.

Portanto, quem já possui um contrato de crédito consignado em andamento, agora ganhou mais 5% de margem para solicitar um valor a mais.

Desbloqueando o benefício:

A primeira coisas a se fazer para solicitar o empréstimo é desbloquear o benefício com o INSS. Para isso, basta seguir os passos:

1 – Acesse o Portal ou baixar o app do Meu INSS; (https://blog.youbo.com.br/o-que-e-e-como-usar-o-portal-do-meu-inss/)
2 – Faça o cadastro e login com uma senha provisória, que pode ser alterada depois;
3 – Logado, escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”;
4 – Clique em “Novo requerimento”, digite no campo de pesquisa a palavra “desbloqueio” e selecionar o serviço desejado;
5 – Pronto, o seu pedido será analisado e você pode acompanhar todo o andamento no app.

Depois de desbloquear o benefício do empréstimo consignado, é hora de saber qual o valor exato que o beneficiário tem de Margem Consignável (https://blog.youbo.com.br/aprenda-a-calcular-a-margem-consignavel-para-seu-emprestimo/) disponível.

Descobrindo a margem consignável:

Para fazer o cálculo da margem disponível, é preciso considerar alguns fatores como total de renda e descontos obrigatórios.

Basicamente, a conta é feita em dois passos. Primeiro, deve-se subtrair os descontos e parcelas de possíveis empréstimos já realizados do total de dinheiro que entra na conta do beneficiário todo mês. O resultado então era multiplicado por 35%, agora passa a ser por 40%.

Para saber se já há empréstimos que geram desconto no benefício do INSS e o quanto ainda está disponível para realizar novos empréstimos após o aumento, é possível emitir um Extrato de Empréstimo Consignado também por meio do portal ou aplicativo do Meu INSS. (https://blog.youbo.com.br/o-que-e-e-como-usar-o-portal-do-meu-inss/)

Para isso, basta seguir os passos:

1 – Acesse o Portal ou baixar o app do Meu INSS; (https://blog.youbo.com.br/o-que-e-e-como-usar-o-portal-do-meu-inss/)
2 – Faça o cadastro ou login;
3 – Logado, escolha a opção “Extrato de Empréstimo Consignado” – Serão listados todos os empréstimos concluídos ou em andamento, sendo possível clicar em cada um para visualizar os detalhes das parcelas contratadas, saber quantas já foram pagas, quais os valores, instituição e o saldo devedor do contrato.

Simulando e contratando um Consignado

Após ter a solicitação de desbloqueio liberada pelo INSS e conferir a margem disponível para o empréstimo, o próximo passo para os beneficiários interessados é encontrar a melhor proposta com as empresas financeiras.

Para isso, uma boa dica é fazer uma simulação de crédito para encontrar a melhor opção de parcelamento para o valor desejado. O lado bom é que com esse mercado aquecido, não faltam opções para os interessados.

Porém, é preciso analisar a credibilidade e a segurança, assim como a comodidade e facilidade que a empresa oferece para não dificultar e gerar atrasos nos processos!

Na Youbo, por exemplo, é possível fazer tudo isso de forma online, rápida, descomplicada e segura. Sendo ideal para quem mais precisa de crédito emergencial em tempos de isolamento e distanciamento social.

Com plataforma focada para transações 100% digitais, o site permite – em pouco tempo e sem complicações – simular, solicitar, aprovar e receber o crédito que você precisa diretamente pelo site e no seu e-mail. É possível simular no link: https://youbo.com.br/credito-consignado/

Novo Portal do INSS

Para completar a informação aos beneficiários do INSS, vale ressaltar que o Instituto lançou na última semana uma nova página integrada ao site do Governo Federal.

O novo endereço (www.gov.br/inss) reúne informações e orientações claras e diretas sobre os benefícios e vai substituir o site atual, que sairá do ar também no final de 2020.

Website: https://youbo.com.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Smart Summit 2025: Feira de investimentos e negócios do RJ está chegando

Oitava edição do evento deve reunir mais de 10.000 participantes para debater as principais tendências…

18 horas ago

Infrações de trânsito podem levar à suspensão da CNH

A suspensão da CNH ocorre por acúmulo de 20 pontos em 12 meses ou infrações…

18 horas ago

Engenharia é destaque na economia do país e na criação de soluções para o futuro

Com diferentes áreas de atuação, a profissão é uma das mais importantes para o desenvolvimento…

18 horas ago

Altenburg utiliza a fibra de bananeira em nova coleção

Indústria catarinense Altenburg levou cerca de dois anos para desenvolver a linha PAKOVA, de produtos…

18 horas ago

Planejamento financeiro pode aliviar gastos do início do ano

Especialista orienta sobre estratégias para organizar despesas sazonais

18 horas ago

Fundação Euroamérica faz análise de acordo entre Mercosul-UE

Entre os destaques do acordo, estão compromissos robustos nas áreas de sustentabilidade, como a adesão…

18 horas ago